Campanha de Arrecadação de Computadores é retomada neste semestre Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/04/2021

Os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da Universidade Franciscana (UFN) organizaram para este semestre a Campanha de Arrecadação de Computadores. Ela tem como finalidade receber doações de computadores e smartphones, a fim de destiná-los a famílias de escolas públicas de Santa Maria.

A ideia foi desenvolvida pela primeira vez, a partir de uma atividade extensionista da disciplina de Projeto Integrador I, no segundo semestre de 2020, no curso de Ciência da Computação. Naquela ocasião, 13 equipamentos eletrônicos foram recebidos e distribuídos à comunidade. Já neste semestre, busca-se repetir a ação.

A campanha foi retomada na segunda-feira (5 de abril), igualmente, com o objetivo de proporcionar a compreensão da base tecnológica e focar no trabalho comunitário, para os alunos dos três cursos. Assim, foi estabelecida uma parceria com o Ntem (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Santa Maria, para esta edição.

Procura-se, a partir do planejamento da atividade, incentivar o público a doar equipamentos eletrônicos que estejam fora de uso e em boas condições. Os materiais podem ser entregues na OAB ou no Conjunto I da UFN. “Após recolhermos as doações, analisaremos e fazemos manutenções, se necessárias. Depois disso, marcamos um dia para as pessoas virem buscar os equipamentos”, destacou o professor Alessandro Mainardi, organizador da campanha. Do mesmo modo, ele salienta o grau de relevância da atividade, em prol dos estudantes e famílias inseridas na campanha. “Vejo uma chance de promover atos comunitários, que impulsionem a inclusão, ao ajudar pessoas que precisam, através de doações”, completou.

O projeto é desenvolvido com a participação dos alunos e professores dos cursos de Ciências da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais, da UFN, e é organizado pelos docentes Alessandro Mainardi (Ciência da Computação) e Ricardo da Silva (Sistemas de Informação).

Confira o endereço dos locais de entrega:
UFN – Conjunto I: Rua dos Andradas, nº 1614, bairro Centro; recebimento das 8h às 18h
OAB: Alameda Buenos Aires, nº 323, bairro Nossa Senhora das Dores; recebimento das 10h às 18h

TEXTO: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo