Bióloga de Sydney ministrou encontro sobre as vivências em saúde materno infantil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/04/2021

A disciplina de Aspectos Fisiológicos e Nutricionais da Gestante e do Lactente, do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), promoveu no dia 22 de abril um encontro virtual sobre vivências em saúde materno infantil. A proposta foi elaborada pela professora Franceliane Jobim Benedetti, com a participação da Bióloga e Mestre em saúde da criança e do adolescente, Marilyn Tsao, que atua como Scientific Officer em um laboratório de análises, em Sydney na Austrália.

O encontro teve como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pela convidada, que embora seja brasileira, é filha de chineses, residente na Austrália há mais de 12 anos, onde teve dois filhos. Durante sua fala, Marilyn elencou os principais fatos vivenciados por ela durante sua gestação, amamentação, introdução da alimentação complementar e período escolar de seus filhos.

Marilyn relatou que houve muita diferença entre as orientações das duas crianças, Aaron de cinco anos e Martina de um ano e seis meses. Segundo ela, o aleitamento materno é muito incentivado pelas “midwives”, enfermeiras obstetras, que acompanham a mulher por toda a gestação e algumas semanas após o parto, em visitas domiciliares neste período.

Após esse período, as crianças são acompanhadas no “Early Childhood Centre”, que é um espaço onde enfermeiras que auxiliam em dúvidas do dia a dia. A clínica é aberta ao público para comparecer uma vez por semana e por meio de agendamento nos outros dias.

Desse centro se forma um grupo de mães, o qual leva em consideração a área onde moram e a aproximação entre as idades dos bebês. Cada criança tem um blue book, com o acompanhamento do nascimento até os quatro anos de idade, onde anotam as vacinas, consultas e as curvas de crescimento.

Em relação a alimentação, Marilyn explica que é multicultural. Na escola de educação infantil tem master class, onde as crianças fazem descobertas sobre os alimentos, trabalham todos os sentidos como paladar, olfato e textura.

As alunas Rejane Costa e Tainá Ribas de Moraes comentam que o encontro foi uma grande oportunidade de conhecer as práticas materno infantil em um país desenvolvido e com tanta diversidade cultural, bem como salientaram as diferenças entre as rotinas e condutas dos profissionais.

“Acredito que o encontro proporcionou novos olhares e instigou os mestrandos a refletirem suas condutas e pensarem sobre em como adotar as práticas e tecnologias apresentadas”, conclui a professora Franceliane.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária de Jornalismo