Biblioteca da UFN disponibiliza mais de 7 mil títulos em acervo digital Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/06/2019

A biblioteca da Universidade Franciscana oficializou uma parceria com a base de dados chamada Pearson e trouxe a Biblioteca Virtual Universitária (BVU) para a IES. O acervo de livros digitais é composto por milhares de títulos que abrangem mais de 40 áreas do conhecimento, como administração, marketing, economia, direito, educação, filosofia, engenharia, computação, medicina, psicologia, etc.

Com essa parceria, o acervo da UFN, que juntamente dos seus 8 polos EAD contava com aproximadamente 70 mil títulos, passará a disponibilizar mais 7.600 livros que estarão disponíveis na Biblioteca Virtual. O contrato assinado com a Empresa Pearson, que trabalha com educação e tecnologia, visa facilitar o acesso à leitura.

De acordo com a diretora da Biblioteca da UFN, Eunice de Olivera, o objetivo dessa parceria é ampliar o acervo digital da Instituição. “Essa inovação contempla também os nossos cursos à distância e facilita o acesso para os acadêmicos que trabalham durante o dia e estudam à noite e, por vezes, não conseguem ir até a biblioteca física para consultar o acervo”, destaca.

O acesso à Biblioteca Virtual Universitária já está disponível dentro do Agenda Institucional, clicando na aba Serviços, junto do Pergamum e do Periódicos, também disponíveis para busca de livros. O BVU é de livre acesso por toda a comunidade acadêmica da Universidade Franciscana, atingindo docentes, discentes e funcionários da IES.

No Agenda, o usuário pode acompanhar um tutorial criado pela Unidade de Tecnologia de Informação da UFN para melhor compreender a nova plataforma.

Ampliação do acervo de Periódicos

Além da implementação da Biblioteca Virtual Universitária, a UFN ampliou e atualizou o acervo de Periódicos, adquirindo mais títulos da área da Matemática. Segundo o setor, a assinatura atende ao pedido do MEC de que periódicos sejam utilizados tanto para complementar e qualificar o conteúdo visto em sala de aula, quanto para suplementar e melhorar esse conhecimento.

Mais computadores e cestinhas para facilitar a rotina dos usuários

Agora, os usuários da Biblioteca UFN contam com mais dez computadores, além de mesas, cadeiras e puffs no hall de entrada do setor. O espaço pode ser utilizado pela comunidade acadêmica e visa agregar os serviços que já são prestados pela biblioteca, oferecendo um ambiente de pesquisa mais acessível a todos.

Outra inovação do espaço são as cestinhas coloridas, que estão disponíveis logo no 1º andar da biblioteca. A ideia surgiu por meio de uma sugestão recebida pela ouvidoria da UFN, e busca facilitar a vida do usuário que utiliza o espaço para pesquisa e, consequentemente, leva vários materiais e livros ao mesmo tempo, já que a mochila deve ficar guardada no armário da entrada do setor.

Mais informações sobre as novas disponibilidades da Biblioteca UFN podem ser obtidas junto ao setor pelo e-mail biblioteca@ufn.edu.br ou pelo telefone (55) 3220-1200, ramal 1270.

Veja algumas fotos abaixo:

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo