Biblioteca amplia busca online Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/07/2018

Enquanto estudantes, seja graduando ou pós-graduando, a busca por material bibliográfico é constante. E, muitas vezes, os acervos de bibliotecas físicas acabam não sendo suficientes para uma pesquisa acadêmica.

Desta forma, a Universidade Franciscana vem firmando convênios com plataformas de pesquisa, que funcionam como Bibliotecas Online, que podem abranger diversos temas ou um em específico.

Atualmente, a Biblioteca da UFN está conveniada ao Portal de Periódicos da CAPES. Este, por sua vez, é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino o melhor da produção científica nacional e internacional.

Ele conta com um acervo de mais de 50 mil periódicos com texto completo, 129 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos todos os colaboradores das Instituições participantes. Ou seja, neste caso, incluem-se professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados à Universidade Franciscana.

O Portal é acessado por meio de computadores ligados à internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados e inclui plataformas de pesquisa internacionais, como o Sciense Direct, ASTM International, Scopus e a JStor.

Quem desejar pode fazer treinamentos para utilizar a plataforma. Basta fazer o cadastro no Meu Espaço, disponível no site Periódicos. O treinamento pode ser feito de forma geral ou para uma determinada área específica de conhecimento, de segunda a sábado. Esse treino vale certificado para o aprendiz.

Além do Portal de Periódicos da CAPES, a Universidade também utiliza outras plataformas de conteúdo:

Issuu: Hospeda livros, revistas e outras produções. Além disso, a plataforma é livre a qualquer usuário, tendo, ou não, ligação com uma Universidade.

Spell: Hospeda artigos científicos voltados para as áreas de Administração, Ciências Contábeis Turismo, entre outras.

Cultura Acadêmica: Disponibiliza publicações da Unesp, de diversas áreas de estudo.

Biblioteca Virtual em Saúde e Saúde Baseada em Evidências: Duas plataformas que hospedam somente conteúdo relacionado à área da saúde.

Sciello: Aborda todos as áreas de conhecimento, com vasta bibliografia.

Domínio Público: Hospeda bibliografia específica para a área de Letras Português.

Saiba mais sobre as plataformas de pesquisa bibliográfica parceiras da UFN, acessando a página da Biblioteca UFN.