Bate-papos aproximaram comunidade acadêmica e Arcebispo de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/03/2023

A Visita Pastoral do Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, à Universidade Franciscana (UFN) foi repleta de momentos de integração, bate-papo e troca de experiências para os 250 acadêmicos e mais de 200 professores e técnicos administrativos que estiveram presentes nos três encontros realizados no dia 21 de março (terça-feira). A iniciativa de dialogar com a comunidade universitária foi proposta pelo Arcebispo, que é Chanceler da UFN, a fim de conhecer as inquietações das pessoas que integram a Instituição de Ensino Superior e promover a aproximação da Universidade com a Arquidiocese de Santa Maria e a própria Igreja. A ação foi organizada pela Pastoral Universitária da UFN.

Em uma conversa descontraída, Dom Leomar, que é natural de Caxias do Sul, além de compartilhar suas vivências como religioso também falou sobre sua trajetória acadêmica já que é graduado em Filosofia e em Teologia, possui Mestrado e Doutorado em Teologia Sistemática e já trabalhou como professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde também atuou como coordenador da Pós-Graduação. E, desde o ano passado, quando a UFN recebeu o título de Universidade Católica de Santa Maria, acumula a função de Chanceler, cargo que se aproxima de um diplomata que trabalha em favor da Universidade.

E o tema Universidade Católica foi um dos vários que surgiram durante o espaço aberto para perguntas ao Arcebispo. Questionado sobre o que a nova titulação que a Arquidiocese concedeu à UFN pode influenciar no perfil de ensino e impactar nos estudantes, Dom Leomar respondeu: “Tenho que explicar um ponto sobre o específico de uma Universidade Católica de Direito Diocesano que é um primeiro passo de um criterioso processo para, enfim, podermos ser Pontifícia. Receber este título que a UFN tem é um imenso reconhecimento pois, na Igreja temos um documento chamado Veritatis Gaudium que diz que uma Universidade só é Católica quando obedece à critérios de excelência de ensino, trabalha o valor humano e forma, além de profissionais, boas pessoas para a sociedade”.

FÉ & CAFÉ

O momento também foi de convidar a comunidade para um novo projeto que envolve a UFN, Pastoral Universitária e a Arquidiocese de Santa Maria: o Fé & Café, que tem como principal objetivo reunir os jovens (com até 30 anos) em encontros mensais para diálogos partir de temas sugeridos e propostos por eles mesmos. Estas conversas devem contar com a presença de profissionais de diversas áreas para promover a troca de conhecimentos sobre os assuntos que geram curiosidade, anseio, preocupação, que despertam bons sentimentos e que cuidem da humanização e da espiritualidade dos jovens. Aberto à participação da comunidade acadêmica e também comunidade externa, o projeto Fé & Café ainda está em fase de finalização e logo terá suas informações compartilhadas nos canais da UFN.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Márcia Pilar/Jornalista e Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo