Atividades marcam a Semana Mundial do Cérebro na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/03/2023

A Semana Mundial do Cérebro é uma iniciativa global pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo em neurociências. Neste ano, ela ocorre de 13 a 19 de março. Na Universidade Franciscana (UFN), ela será marcada no dia 16 de março (quinta-feira) através de uma ação do Grupo de Pesquisa em Neurociências, com o apoio dos cursos de Farmácia, Psicologia, Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Das 13h30min às 18h30m o Hall do Prédio 15 – Conjunto III receberá uma exposição dos produtos de aprendizagem desenvolvidos pelos estudantes da Disciplina Eletiva ‘Tópicos em Neurociências’ a fim de mostrar à comunidade universitária o potencial criativo dos acadêmicos e chamar a atenção para o tema da Semana em 2023 que é ‘O Cultivo da Resiliência’. No intervalo entre as aulas, será realizado um momento musical com os estudantes Ariane Ferreira e Eduardo Gabbi.

No Brasil, a ação tem à frente a Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e, mundialmente, conta com o intermédio da ONG Dana Foundation que está sediada em Nova York. Anualmente, no mês de março, Universidades, escolas, hospitais e outras organizações, incluindo agências do governo, unem-se durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos oriundos das neurociências e incluem a realização de diversas atividades que promovam o conhecimento a respeito do cérebro, mente, ilusões e doenças.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista