05/08/2022
As acadêmicas do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Helena Moro Stochero e Lisiane de Borba Muller apresentaram seus produtos tecno-tecnológico finais que foram desenvolvidos durante o último semestre. Os trabalhos foram voltados para assistência de Enfermagem a gestantes e conscientização sobre sífilis.
A mestranda Helena Moro Stochero desenvolveu o produto de dissertação intitulado ‘Assistência de Enfermagem às gestantes internadas em Unidade Psiquiátrica’, com orientação da professora Mara Regina Teixeira Marchiori. O projeto surgiu de uma demanda apresentada pelos próprios profissionais, após uma pesquisa de campo sobre a percepção dos mesmos na assistência às gestantes. É uma tecnologia inovadora que contempla todas as etapas da Enfermagem e é um importante recurso para nortear e singularizar os cuidados às gestantes internadas em unidades psiquiátricas, visando proporcionar maior visibilidade e qualificação da assistência.
Já a mestranda Lisiane de Borba Muller, desenvolveu seu produto tecno-tecnológico no formato de uma cartilha, com o tema ‘Prevenindo a Sífilis Congênita’. O trabalho tem como objetivo sensibilizar e conscientizar usuários e profissionais da saúde sobre prevenção e tratamento da doença sexualmente transmissível, visando à redução de taxas de morbimortalidade materna e infantil. A cartilha conta com explicações do que é a doença, os sintomas, como se pode descobrir, como evitar, tratamento e sua importância, além das principais dúvidas que as pessoas podem ter sobre o tema.
Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
