Assembleia Legislativa gaúcha homenageia a Reitora da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/01/2023

Medalha do Mérito Farroupilha, mais alta distinção concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi entregue à Reitora da Universidade Franciscana (UFN), a professora Iraní Rupolo, em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (30 de janeiro) no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. A condecoração foi recebida pelas mãos do proponente da homenagem, o Deputado Estadual Beto Fantinel que em breve assumirá como Secretário de Estado de Assistência Social e pelo presidente da Casa, o Deputado Estadual Valdeci Oliveira. A Medalha foi instituída pela resolução de Mesa nº 937 de setembro de 2009, com a finalidade de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento gaúcho. Os nomes propostos a serem agraciados pelos Deputados Estaduais são submetidos à aprovação da Mesa Diretora.

Estiveram presentes no Salão Júlio de Castilhos as seguintes representatividades santa-marienses: o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado de seu vice-prefeito Rodrigo Décimo; o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro e o Procurador Geral do Município, Guilherme Cortez. Além de autoridades políticas e educacionais como o Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Rafael Frederico Henn que estava acompanhado da Secretária do Comung, Viviane Born; o Secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre e ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; do Assessor do Gabinete da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Rogério de Assis Brasil que é formado pela UFN. Representando a comunidade acadêmica da UFN estava a Coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes; o Diretor de Patrimônio da UFN, Carlos Rui Robalo da Silva e a jornalista da Assessoria de Comunicação, Márcia Pilar.

Deputado Estadual Valdeci Oliveira, Reitora Iraní Rupolo e o Deputado Estadual Beto Fantinel

A HOMENAGEM

“É um momento para mim muito feliz em poder estar aqui na presença da Irmã Iraní e fazer a entrega desta condecoração da mais alta homenagem que este Parlamento pode proceder a um cidadão. E a Reitora tem relevantes serviços prestados para nossa comunidade de Santa Maria do Rio Grande do Sul e do nosso país. Em 2022, tive a missão de presidir uma das comissões mais importantes da Assembleia Legislativa, a Comissão de Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia e, neste período, a Irmã Iraní foi uma grande parceira pois ela que atentou que deveríamos cuidar melhor do processo de alfabetização e, por muitas vezes, foi quem me ouviu falar sobre as infinitas possibilidades de transformarmos o futuro do Rio Grande do Sul através de uma educação de qualidade”, evidenciou o Deputado Beto Fantinel. Em seu discurso, o parlamentar deixou claro que a escolha do nome da Reitora da UFN para receber a Medalha o fez refletir muito sobre o papel da educação para o desenvolvimento da qualidade desde a primeira infância até a formação profissional de crianças, jovens e adultos: “Tenho orgulho de dizer que minha homenageada representa essa transformação, pois qualquer discussão sobre o futuro, sobre projetos e sobre a sociedade que queremos construir tem de levar em conta o papel fundamental de quem se dedica a educar nos mais diferentes significados atribuídos ao verbo”.

O Deputado Valdeci Oliveira, que já foi prefeito de Santa Maria e, até a data da homenagem presidia a Assembleia Legislativa gaúcha, destacou o quão distinto e especial é o processo para a entrega desta honraria: “É preciso deixar claro que nesta Casa todas as indicações para a Medalha do Mérito Farroupilha passam pelo crivo da Mesa Diretora e, quando chegou o requerimento do Beto Fantinel dizendo que a professora Iraní seria a homenageada eu disse para o pessoal não precisa nem discutir. Que eu mesmo estava pedindo que se vote aqui porque eu conheço todo o trabalho que a Irmã tem em Santa Maria. Então queria dizer que estou muito feliz que neste último evento em que faço de entrega desta Medalha ainda como presidente desta Casa, tenho esta oportunidade de ser a senhora a homenageada e a minha querida Santa Maria”. Ele ainda se referiu ao compromisso que todos os parlamentares gaúchos têm em se debruçar no tema da educação e que este é um assunto que deve ser discutido e valorizado pelo novo presidente que assume a Assembleia nesta terça-feira (31), o Deputado Estadual Vilmar Zanchin.

A UNIVERSIDADE

A honraria é um marco para a Universidade Franciscana que, em abril, completa 68 anos de uma trajetória de excelência no Ensino Superior com princípios franciscanos e o comprometimento de formar profissionais éticos são o cerne de uma rica história que iniciou em 1955, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM). E que, ao longo de sua trajetória, evoluiu para Faculdades Franciscanas (FAFRA) e depois para Centro Universitário Franciscano chegando, por fim, à sua estrutura atual como Universidade Franciscana que, recentemente, foi reconhecida pela Arquidiocese de Santa Maria como Universidade Católica de Direito Diocesano.

É neste percurso alinhado com o rigor científico, focado na qualidade acadêmica e na responsabilidade enquanto lugar educativo, plural e de criativo que a UFN vem desenvolvendo seus cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado com as mais altas avaliações do MEC e da Capes. Além de estar cada vez mais atuante no meio em que está inserida com ações práticas e resolutivas que envolvem professores e estudantes ao disponibilizar serviços de saúde e de apoio jurídico e financeiro à comunidade de Santa Maria e região. Como também, de ser protagonista no progresso gaúcho ao se envolver em projetos como o Distrito Criativo e a Associação Internacional das Cidades Educadoras. E, em breve, contribuindo com o desenvolvimento de ecossistemas de inovação e da sociedade do conhecimento através da implantação de um Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia, o ITEC Park UFN.

A HOMENAGEADA

“O Estado do Rio Grande do Sul pode, sim, sentir orgulho de suas instituições de Educação Superior. Refiro-me de modo amplo, mas em especial às Universidades Comunitárias que, junto às Universidade Federais desenvolvem formação acadêmica de reconhecida qualidade. Senhores Deputados, faço um veemente apelo a que considerem o disposto na Constituição gaúcha, quanto ao percentual da receita líquida do Estado a ser aprovada no orçamento anual e destinada à Educação Superior. Permito-me afirmar que o desenvolvimento humano tem uma única via, a da educação. Educar não é uma palavra, deve ser uma experiência comprovada pela vida e pelo exemplo, pela transformação das pessoas, comunidades e cidades que no percurso educativo criam realidades novas”, enfatizou em seu discurso a Reitora que, há 25 anos, está à frente da gestão da Universidade santa-mariense e dedicou esta homenagem à Instituição de Ensino que é alma mater da sua carreira profissional, como também ao seu corpo docente, administrativo e aos estudantes da UFN. Honrada pelo Mérito Farroupilha que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul lhe conferiu, a Reitora renovou seu compromisso em favor da educação: “O meu muito obrigada por compreenderem o valor e a importância da educação para as pessoas em sua dignidade e para a vida humana em sociedade. Dizer obrigada neste ato significa sentir-me comprometida com a causa da Educação. Com essa responsabilidade proponho a cada Deputado a sentir-se comprometido com a homenagem que me concedem”.

Natural de Sarandí, na Região Norte gaúcha, Iraní Rupolo é graduada em Pedagogia e habilitação em Administração Escolar. Além de ser Mestre em Educação e tem formação em Teologia e em Espiritualidade Franciscana. Iniciou sua carreira como professora lecionando no Ensino Fundamental e, por mais de 15 anos atuou como professora e Diretora de Escolas da Rede Scalifra-ZN e de 1991 a 1998 como docente no Ensino Superior quando assumiu a função que ocupa até hoje. Além de compor a Reitoria da UFN, também ocupa cargos de liderança e participação em diretorias de organizações representativas da Educação Superior em entidades da sociedade civil, como no Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e na Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). Ela também possui publicações em artigos e capítulos de livros e produção técnica em gestão e planejamento.

RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE

“Nós estamos muito felizes, primeiro pela pessoa da Reitora Iraní que representa, sem dúvida nenhuma, a educação e a sua importância para o desenvolvimento de qualquer povo. E deixou isso muito claro na fala dela hoje, uma fala belíssima onde ela demonstrou que qualquer país, qualquer município ou qualquer estado desenvolvido precisa ter uma educação forte. Estamos contentes porque assim como foi dito, tendo uma representante de uma Instituição de Educação comunitária recebendo essa honraria, de alguma forma está elevando toda a educação comunitária gaúcha”, declarou o Reitor da UNISC e presidente do Comung, Rafael Frederico Henn.

Já o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, lembrou seu período como Deputado Estadual e afirmou como a escolha dos agraciados com a maior honraria da Assembleia Legislativa é seletiva: “As pessoas que recebem a Medalha são pinceladas literalmente pinceladas. E recebê-la é como se a cidade Santa Maria inteira tivesse recebendo, porque, a gente sabe o quanto a Reitora tem amor por Santa Maria. Cada vez que a encontro digo que é difícil ter uma mulher, uma pessoa que não é de Santa Maria e ama Santa Maria”.


Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista




divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação