As novas ações da UFN em pauta no Consun Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/05/2023

Foi realizada nesta terça-feira (9 de maio), a 30ª sessão do Conselho Universitário (Consun) que é o órgão máximo consultivo, normativo e deliberativo da Universidade Franciscana (UFN) em assuntos referentes às políticas e diretrizes de administração universitária, ensino, pesquisa, extensão e cultura. Reunidos no Prédio 7 do Conjunto I, os membros do Consun trataram de assuntos referentes ao projeto de criação do Instituto Franciscano de Espiritualidade e Humanidades (IFEH) e sobre a implantação da Cátedra UNESCO UniTwin – A cidade que Educa e Transforma, duas ações que estão movimentando toda a comunidade acadêmica. “Ou nós tecemos um futuro melhor ou ele não acontecerá. E nós temos a oportunidade de fazer”, comentou a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, a respeito destes dois importantes temas que somam e se conectam para formar pessoas íntegras e éticas, indo de acordo com a missão da UFN.

Em 2022, a UFN foi reconhecida como Universidade Católica de Direito Diocesano confirmando, assim, seu compromisso em conduzir a atividade acadêmica em acordo com os valores do Evangelho, estabelecer o diálogo entre fé e ciência e conciliar a identidade católica com o respeito à pluralidade de crenças. Assim surge o Instituto Franciscano de Espiritualidade e Humanidades (IFEH) que se compreende como um centro de pesquisas em humanidades e espiritualidade em que a perspectiva franciscana desempenha papel fundamental. O professor Márcio Cenci, do curso de Filosofia, está à frente deste projeto que visa apoiar a formação científica e humana assumidas na missão da UFN; atuar junto à Pastoral Universitária com a formação de uma equipe atuante e preparada para a pastoralidade no ambiente universitário; construir e participar em redes de Instituições de Ensino confessionais para fomentar a reflexão e transformação da sociedade. Tudo isso irá se desenvolver através de cursos de capacitação sobre pensamento franciscano para colaboradores, professores e comunidade em geral; laboratórios formativos na área de Espiritualidade e Teologia; organização de eventos acadêmicos e publicações; o Grupo de Estudos em Pensamento Franciscano (GEPF) e mais ações.

Outro assunto em pauta, foi o lançamento Cátedra UNESCO - UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma em Santa Maria e na UFN que será realizado no dia 7 de junho, às 9h, no Salão Azul – Conjunto I. Esta, que será a primeira Cátedra Institucional da Universidade Franciscana tem o professor do curso de História, Marcio Tascheto da Silva, como representante junto da Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma (RICET) que forma um grupo que trabalha na perspectiva de uma educação integral. Este movimento de Instituições de Ensino Superior com o objetivo de integrar os países de língua portuguesa por meio do Programa de Cooperação Internacional da qual fazem parte 12 Instituições de Ensino Superior de Brasil, Portugal e Guiné-Bissau e é liderado pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec Lisboa). O Programa de Cátedras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi lançado em 1992 junto com o programa UNITWIN (University Twinning), a fim de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Atualmente existem cerca de 640 cátedras e 60 redes UNITWIN, que envolvem mais de 770 instituições em 126 países diferentes.