As Engenharias da UFN e o vasto mercado de atuação profissional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/01/2021

A Engenharia é uma ciência aplicada com diversos campos de estudo, os quais aprofundam técnicas se apropriando de teorias para desenvolver algo prático. Enquanto ciência, a Engenharia está diretamente ligada a investigação, abrindo portas para um mundo de conhecimento e descobertas, onde tecnologias são criadas e aprimoradas. Além disso, por meio dos cursos, há uma ampla possibilidade de atuação profissional em um mercado amplo, que valoriza a profissão de engenheiro tanto no Brasil como em outros países.

Os cursos de engenharia fazem parte da grande área das Ciências, sendo que na Universidade Franciscana (UFN), três cursos encontram-se com processo seletivo aberto para novos acadêmicos. São eles: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica e Engenharia Química. Conheça cada um dos cursos de Engenharia da UFN e saiba mais sobre seus diferenciais.



Engenharia Biomédica


O curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana (UFN) capacita acadêmicos na integração das ciências exatas e ciências da saúde, ocupando um lugar de destaque em meio aos cursos de Engenharia, levando em consideração a necessidade do uso da tecnologia em prol da Medicina.

Além da criação de técnicas a serem implantadas na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, ele lida com o desenvolvimento de equipamentos e próteses adequadas ao corpo humano.

No curso da UFN são abordadas as principais áreas de engenharia biomédica, divididas em: Equipamentos eletromédicos; Biomecânica; Engenharia de tecidos e materiais e Engenharia clínica. Nestas seções, estão integradas atividades que envolvem nanotecnologia e inteligência artificial, voltadas à solução de problemas da área da saúde. Além destas, estão, igualmente: Melhoria de equipamentos e do sistema de próteses e órteses, com uso de impressão 3D para crianças e animais; Nanotecnologia para curativos e implantáveis no corpo humano; Uso de tecnologia para controle e processamento de dados no desenvolvimento de equipamentos de diagnóstico e monitoramento de pacientes em hospitais e Gerenciamento da tecnologia dentro do ambiente hospitalar.

A Engenharia Biomédica oferece a atuação multidisciplinar de diferentes interfaces com outras modalidades da área da saúde, como Fisioterapia, Enfermagem, Medicina e Computação, o que, segundo o coordenador do curso, professor Luiz Fernando Rodrigues Junior, é de grande valia, visto que estes momentos proporcionam o compartilhamento de experiências entre as graduações.

Dentre algumas áreas de atuação de um engenheiro biomédico, estão:

-> Pesquisa acadêmica, em universidades;
-> Pesquisa em centros voltados para a área biomédica;
-> Manutenção de aparelhos em hospitais e centros de saúde;
-> Avaliação, em um sistema clínico, da aquisição de instrumentos, equipamentos e materiais e Programação de softwares de bioinformática.

A egressa do curso, hoje na chefia do setor de Engenharia Clínica do Hospital Universidade Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU FURG/EBSERH), Ana Marília de Souza, relaciona o uso dos conhecimentos da graduação no seu trabalho: “Na prática, eu aplico os conceitos de engenharia no planejamento, aquisição, manutenção, avaliação tecnológica, e também as práticas gerenciais, atuando em todo o ciclo de vida dos equipamentos médicos e suas partes, peças e acessórios”. 


Segundo ela, a UFN teve papel fundamental na aquisição de conceitos e técnicas na vida profissional. “A graduação me forneceu conhecimentos para manter adequado o funcionamento do parque tecnológico necessário para atender a demanda assistencial e educacional do hospital, a fim de proporcionar segurança, qualidade e eficácia nos cuidados dispensados aos pacientes”, exclamou.

Ana finalizou a faculdade em 2015, e trabalha na área de Engenharia Clínica, na gestão de equipamentos médico hospitalares utilizados na assistência ou no ensino e pesquisa do hospital universitário. Aos estudantes que simpatizam com a área da saúde, fica a reflexão que a Engenharia Biomédica é um curso que está em crescimento, pois cada vez mais, há tecnologias voltadas à saúde, assim como, há necessidade de uma maior qualidade de vida às pessoas.

Para saber mais sobre o curso acesse o Facebook e Instagram da Engenharia Biomédica.

Projetos elaborados pelo curso:

->  Projeto realizado junto ao Hospital Casa de Saúde, o qual baseia-se na implementação de um sistema de gestão dos equipamentos médicos. Realiza-se uma avaliação dos utensílios e busca-se implementar um software de gerenciamento para eles.

-> Está em andamento o projeto que engloba a impressão de uma prótese feita por uma impressora 3D, para uma criança que teve uma amputação de parte de um membro superior. Por meio do projeto estão sendo desenvolvidos curativos cutâneos, envolvendo nanotecnologia e óleos naturais.

Conheça o curso de Engenharia Biomédica da UFN



Engenharia Química


Com abordagens direcionadas ao projeto, construção e operação de processos envolvendo a transformação de matérias-primas em produtos, a graduação em Engenharia Química da Universidade Franciscana (UFN) propõe vincular com a área, a capacidade de conhecimento interpessoal no ramo de trabalho.

Com duração de 10 semestres, ela contempla conteúdos típicos da área como Física, Química, Cálculo entre outros, bem como também promove as competências necessárias para a formação profissional. Além destas características da nova matriz curricular, há disciplinas novas, como “Gestão de Pessoas”, que por meio de um caráter de desenvolvimento de competências relacionais, associa-se com o desenvolvimento de habilidades interpessoais, que são requisitos fortemente exigidos no mercado de trabalho.

O coordenador do curso, professor Germano Possani, comenta sobre as atividades complementares exercidas durante a referida graduação na UFN. “Paralelo ao que ensinamos, temos mantido (fora do período pandêmico) muitas visitas técnicas, para que nossos futuros profissionais tenham tanto foco na atuação da indústria quanto em outras áreas como pesquisa”. Ele também faz uma consideração sobre a vasta importância do papel do engenheiro químico hoje na sociedade, respectivamente sobre suas áreas de atuação. Dentre alguns setores gerais, destacam-se: Indústria; Gestão; Meio ambiente; Consultoria; Pesquisa e Desenvolvimento; Ensino e setor público.

O coordenador do curso reitera que a conscientização dos acadêmicos durante a graduação, é fundamentalmente exercida pela necessidade do conhecimento de que a Engenharia Química é base dos processos industriais como um todo.

 A referida graduação, igualmente, realiza atividades como cursos de extensão, a fim de levar até o acadêmico, falas e experiências de profissionais que trabalham em diferentes áreas da profissão, com o objetivo de repassar aos alunos a informação atualizada sobre o mercado de trabalho. “Pudemos obter dentro destes cursos de extensão, formações com profissionais que vivenciam a realidade do dia a dia de um engenheiro químico, atuante nas mais distintas áreas profissionais”, completou Possani.

Peculiaridades que estão inseridas na nova programação curricular, já adotada pela UFN, além de serem um diferencial do curso, oportunizam disciplinas que estimulam o aperfeiçoamento de capacidades individuais, em sintonia com o que é exigido no mercado de trabalho.

De acordo com Possani, é importante saber que o campo de atuação do engenheiro químico é de escala mundial, o qual abrange qualquer tipo de empresa nacional ou internacional que envolva processos de transformação de matéria.

Frente às grandes oportunidades, estabelece-se uma relação com os projetos de extensão e programas desenvolvidos internamente na instituição. Como por exemplo o envolvimento de atividades acadêmicas de iniciação científica, por exemplo, com o Programa de Pós-graduação em Nanociências. Além disso, também são desenvolvidos projetos em disciplinas com caráter extensionista a fim de conectar nossos alunos com projetos envolvendo a sociedade.

O professor de Engenharia Química na UFN, Cristiano Rohden, releva como um dos pontos fortes da graduação, o aprofundamento no setor químico, o qual contém uma carga conceitual e prática ampla: “O nosso interesse é que o futuro engenheiro saiba bastante química e que alie esses conhecimentos com o processo industrial associado ao mercado de trabalho”. Frente a justificativa, agrega-se o leque de oportunidades de emprego que o profissional formado na área tem: “O engenheiro químico pode atuar em quase todas as áreas da indústria. Temos alunos formados que estão trabalhando em indústrias de alimentos, tintas, bebidas, tratamento de água (industriais ou de tratamento), mecânica, petróleo, entre outras”.

A Engenharia Química da UFN possui uma ligação estreita com o programa de Nanociências da instituição. O aluno tem a oportunidade de desenvolver pesquisas nestas áreas e receber bolsas de iniciação científica para desenvolver projetos. Por fim, busca-se convidar estudantes a conhecer as diretrizes da área, para que possam saber um pouco mais a respeito do curso institucional.

A graduação em Engenharia Química da UFN abrange diversos campos de atuação profissional e pode ser acompanhada no Facebook e no Instagram, bem como no site da UFN.



Engenharia Ambiental e Sanitária


O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN é destinado à formação de profissionais ligados à manutenção do meio ambiente, onde vinculam-se às diretrizes de preservação do ecossistema e desenvolvimento de competências.

A Engenharia Ambiental por si só, relaciona-se principalmente com preservação do ecossistema, e ao longo do curso o acadêmico pode participar de disciplinas ligadas ao licenciamento ambiental, poluição, impactos ambientais ocasionados pela atuação de indústrias, entre outras; enquanto a Engenharia Sanitária desenvolve técnicas de atuação, como por exemplo: tratamento de esgoto e resíduos e abastecimento de água e coleta de lixo.

A UFN agrega ambas áreas na graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, que se destaca pelo currículo atualizado para o mercado de trabalho emergente, também desenvolvido de forma integrada com outros cursos de engenharia, no formato multidisciplinar. A coordenadora da graduação, Noeli Schüssler, elucida a valorização dos egressos, bem como dos laboratórios e do setor, os quais corroboram para a construção de projetos, onde acadêmicos sejam protagonistas de sua formação.

Dentre algumas das possíveis áreas de atuação do Engenheiro Ambiental e Sanitário, estão: Controle e poluição; Planejamento e gestão ambiental; Recuperação de áreas; Geoprocessamento; Recursos hídricos; Bioprocessos e biotecnologia e Emissão de licenças.

O curso integra seus alunos em grupos de pesquisa compostos por acadêmicos das demais graduações de engenharia, caracterizando-se por extensões multidisciplinares. A Engenharia Ambiental e Sanitária contém inúmeras abordagens em seu ensino. Dentre elas, destacam-se: Geologia; Climatologia; Cartografia; Recursos Naturais; Poluição Ambiental; Saúde e Ambiente; Planejamento Ambiental e Sistemas Hidráulicos e Sanitários.

A engenheira ambiental e egressa da UFN, Gabriela Pippi, valoriza o currículo amplo da graduação ao frisar que os conteúdos abordados permitem que os alunos se sintam preparados para atuar no mercado de trabalho após a formação, em diferentes áreas. “Atualmente os ex-alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária atuam nas áreas de gestão ambiental, tratamento de água e esgoto, tratamento de resíduos sólidos, licenciamento, nos ramos público e privado, comprovando o leque de atuação dos profissionais”, completou.


Gabriela também recapitula o diferencial da formação de profissionais pela instituição, pois segundo ela, há uma diversidade de conhecimentos ao longo da graduação, que possibilitam o aluno adquirir experiências em múltiplas áreas de conhecimento (profissional generalista). Atualmente, Gabriela é mestra e doutora em engenharia civil, respectivamente na área de construção civil e preservação ambiental.

De modo geral, é um curso direcionado às pessoas que tenham uma visão sistêmica dos problemas ambientais, e que sejam capazes de proporem soluções para reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades humanas, através da projeção da sustentabilidade. 

A graduação em Engenharia Ambiental da UFN pode ser acompanhada nas redes sociais Facebook e Instagram, e no site da UFN.

Projetos elaborados pelo curso:

-> Projeto de extensão integrado com as Engenharias Química, Biomédica e dos Materiais, intitulado ‘INTEGRA ENGENHARIAS: Melhorando a qualidade de vida da população por meio de tecnologias para a produção de energia alternativa". Ele engloba ações em escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes privada e pública de Santa Maria, indústrias e hospitais. O projeto parte de um diagnóstico inicial das demandas destes territórios, seguido da discussão e planejamento com estudantes em sala de aula. As ações envolvem planos de gestão dos resíduos, captação de água da chuva, montagem de sistemas simplificados e de baixo custo para aquecimento da água, implementação de horta e revitalização da vegetação.

Conheça o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN

Texto: Carina Bohnert/Jornalista e Gianmarco de Vargas/Estagiário de Jornalismo
Imagens: Arquivo/Assecom UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação