Arquitetura e Urbanismo realiza trabalhos de extensão em escola municipal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/04/2023

Os graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Franciscana (UFN), visitaram no dia 30 de março (quinta-feira), a Escola Municipal Diácono João Luiz Pozzobon, onde fizeram a primeira visita para realizar o reconhecimento do território. Com o intuito de prepararem oficinas de integração com os estudantes, e também fazer um levantamento fotográfico e cadastral do espaço, para proporem ideias de melhorias da rua e do pátio da Instituição.

Na última quinta-feira (13 de abril), os acadêmicos das disciplinas extensionistas de ‘Ateliê de Urbanismo e Paisagismo’ e ‘Planejamento Ambiental’, voltaram à escola e promoveram oficinas de integração com os alunos do 5º ano e 9º ano. Os momentos tiveram como temáticas o pátio, a horta e a rua de acesso à escola. As oficinas praticadas tiveram como temas: pintando e gerando ideias; curativos do amor; mapeando a escola; cola-escola; top 10; conte-me uma história; quiz horta e maquete. A partir destas ações os estudantes da escola tiveram a oportunidade de opinar sobre quais as melhorias que gostariam de fazer no pátio escolar e no entorno.

As professoras Anelis Rolão Flôres, Juliana Guma e Liese Basso Vieira, realizam ações extensionistas com a escola desde 2020, na qual reforçaram o compromisso da troca de conhecimentos com a comunidade. A monitora Thailize Weber Rodrigues auxiliou na organização diretamente nas salas de aula e no registro das atividades. Após o término das programações os acadêmicos continuarão os estudos sobre o território e no mês de junho está prevista uma intervenção na escola.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Arquitetura e Urbanismo