Arquitetura e Urbanismo inaugura Espaço Colaborativo CoArq Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/04/2019

A Universidade Franciscana conta, a partir de agora, com o Espaço Colaborativo CoArq, localizado no hall do prédio 14, que abriga os cursos de Design, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O espaço, que levou cerca de duas semanas para ficar pronto, passou por uma repaginação completa na sua estrutura e ganhou pintura colorida, pufes, mesas para desenho e para trabalhos individuais e em grupo.

A ideia de um espaço colaborativo dentro da IES surge da iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo, com apoio das Pró-Reitorias, a fim de promover uma atmosfera que incentive o trabalho integrado entre cursos e acadêmicos, bem como a convergência de ideias para o surgimento de novas perspectivas no ensino e aprendizagem, enquanto ambiente interativo extraclasse.

De acordo com Adriano da Silva Falcão, docente de Arquitetura e um dos idealizadores do CoArq, após o recesso de verão do início do ano, ele percebeu que os alunos não tinham um local adequado para trabalhar as ideias que surgem além das demandas das salas de aula.

“Senti que havia a necessidade de envolver mais os acadêmicos que ficam no pátio, e acolher esses alunos em um ambiente pensado para eles – um espaço onde eles possam cumprir demandas que não são propriamente de sala de aula, nem atividades que valem ACC, nota ou presença. A gente quer que os alunos venham para cá porque querem estar aqui, sem cobrança”, explica.

A sala de desenhos 105, antes da reforma, era composta por mesas de desenho enfileiradas, uma atrás da outra, paredes de cor branca e cortinas marrons. O Espaço Colaborativo CoArq combina as cores azul e amarelo, que despertam a criatividade, e as mesas de desenho estão dispostas uma ao lado da outra, permitindo que possam ser utilizadas por uma ou mais pessoas. As novidades do espaço são os pufes, de diferentes cores e formatos, espalhados pela sala, para momentos de descanso, bem como uma parede lousa de giz onde os acadêmicos podem escrever recados e se expressar.

“A gente se inspirou no design das novas empresas colaborativas. O CoArq foi pensado para dar um ar mais contemporâneo à Universidade, já que temos recebidos novos grupos de mentes que pensam diferente e não querem sentar em uma sala de aula comum, e que sabem que novas ideias surgem do trabalho colaborativo entre diversas vivências e experiências”, ressalta Adriano.

Durante a solenidade de abertura do espaço, que aconteceu na manhã do dia 24 de abril, quarta-feira, os professores Adriano Falcão e Francisco Queruz, responsáveis pelo projeto, agradeceram ao trabalho eficaz e caprichoso da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFN, que fez as mudanças no local.

“O Espaço CoArq é resultado da colaboração e engajamento de todos, desde os alunos voluntários, que projetaram o layout durante o feriado de carnaval, até as Pró-Reitorias da IES, que nos incentivaram a seguir adiante com a ideia. Nós esperamos que essa iniciativa seja uma semente, e que inspire a criação de outros ambientes similares dentro da UFN”, disse Adriano.

A Reitora, professora Iraní Rupolo esteve presente na inauguração do Espaço CoArq, e destacou a importância do ambiente para o surgimento de novas ideias que possam ser aplicadas na comunidade, como o projeto de extensão ComVIDA, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que está promovendo ações no bairro do Rosário. Para ela, o local serve, também, de incentivo para que os acadêmicos utilizem o espaço para criar e assim, se tornarem profissionais de sucesso no futuro.

O Espaço Colaborativo CoArq está localizado na sala 105, no Hall do prédio 14, no Conjunto III da Universidade Franciscana. Ele ficara aberto durante o dia e pode ser utilizado por qualquer acadêmico da Instituição. Professores também podem utilizar o espaço para ministrar aulas e realizar workshops, contanto que não privem o acesso ao local, pois a ideia do ambiente é que ele esteja sempre aberto ao público.

Confira algumas imagens do local:

Texto e imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom