Aplicativo Recicla RS já está disponível para download Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/11/2020

Já está disponível o aplicativo “Recicla RS”, da Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis, Asmar. Basta acessar o endereço www.reciclars.com.br, ou fazer o download nas lojas virtuais dos celulares IOS ou Android.

O App foi idealizado pela mestranda do Curso de Saúde em Materno Infantil, Nathalia Adames, que criou a alternativa tecnológica visando agilizar a coleta de resíduos municipal, além de ampliar a renda das recicladoras. “Com o Recicla RS visamos o fortalecimento, visibilidade e empoderamento das mães recicladoras, com objetivo de melhorar e aumentar a qualidade dos materiais que chegam até a associação, conscientizando sobre a importância da reciclagem e da profissionalização do serviço de reutilização de materiais das associações”, Nathalia Adames. 

A orientadora no mestrado de Nathalia, a professora Dirce Backes, avalia o embasamento do projeto como um pilar decisivo na sustentabilidade local. “É a contribuição para uma sociedade mais saudável. O mestrado tem um compromisso com o desenvolvimento social, em âmbito municipal regional e nacional. Nós discutimos a importância do projeto, para que impacte na sociedade”, afirmou.

O App foi desenvolvido com alta acessibilidade e conta com um sistema de rastreamento no veículo de coleta da Asmar. Chefe da empresa ERClinic, o técnico Robertson dos Santos, reitera os objetivos por de trás da construção do app. “Através dele, o usuário poderá informar qual material doar, além de poder reservar um horário para a coleta”, informou.

A ideia, igualmente, é fazer com que outras entidades possam aderir a ideia, a fim de seguir os mesmos passos de reciclagem no programa”.

O lançamento do aplicativo ocorreu de forma virtual, no dia 06 de novembro. A gravação deste momento está disponível no canal do youtube do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil - UFN.

Aplicativo Recila RS

O que é?
Aplicativo Recila RS conecta diretamente você ao profissional de reciclagem.
Pra que serve? esse profissional vai à sua casa, recolhe o material com hora marcada.
Como funciona? Por meio do APP você seleciona o material a ser doado, como o plástico, vidro, papelão, por exemplo.
Pra que separar os resíduos? Porque você valoriza sua vida e o ambiente que vive.
É fácil usar o APP? Por meio do aplicativo você pode ainda acompanhar o trajeto do veículo que vai recolher o material por GPS até chegar a sua casa.

Entre em contato com a Asmar também pelo whats: (55) 98111-0146

www.reciclars.com.br


A solenidade online contou com a participação de                               representantes civis da sociedade

- Irmã, Dirce Backes (Professora e Coordenadora do Mestrado em Saúde Materno Infantil);
- Morganna Pedroza de Oliveira (Coordenadora Geral do Trabalho e Projeção Econômica da Mulher da Secretaria Nacional de Políticas para mulheres);
- Mateus Frozza (Secretário de Finanças e de Gestão de Santa Maria);
- Professor, Lissandro Dalla Nora (Diretor da Agência de Inovação da Universidade Franciscana);
- Margarete Vidal (Líder da Associação de Materiais Recicláveis - ASMAR);
- Robertson dos Santos (Técnico da ERClinic - Plataforma online para gestão de consultórios e clínicas. Responsável pelo desenvolvimento do Software);
- Carlos Spall (Diretor da Assessoria de Comunicação da UFN, responsável pela divulgação do aplicativo).

“O Recicla RS tem extrema importância para o país, e queremos que as mãe e mulheres da entidade ganhem maior visibilidade e qualidade de vida. Que seja um momento de reflexão para desenvolver novos hábitos para com a sustentabilidade nacional”- Dirce Backes

“Resiliência é a palavra para definir o projeto da irmã Dirce e da Margarete, e a materialização deste projeto, conduzido pela Nathalia. Precisamos divulgar esta ideia, para que se torne conhecimento público” - Mateus Frozza. 

“É extremamente gratificante acompanhar essa demanda que atende a sociedade. A UFN vem trabalhando para transformar e agregar conhecimentos a todos os elos da mesma. Ela trabalha de forma efetiva para gerar conhecimento ao nosso pesquisador, e trazer a este o conhecimento para uma visão de segurança” - Lissandro Dalla Nora. 

“A Nathalia teve a sensibilidade de entender da necessidade que tínhamos de ter com o gerador. [...] Era nosso desejo, de ter uma maneira de saber para onde o resíduo foi e no que foi utilizado. Não só para a ASMAR, mas será prático e rápido para outras instituições seguirem o mesmo plano. Através disto, o nosso trabalho será ainda mais valorizado” - Margarete Vidal. 

“Usamos uma tecnologia para ocupar pouco espaço nos dispositivos. Assim, o público precisa saber, por meio da mídia, a ferramenta que está sendo proporcionada e a sua importância para a sociedade” - Robertson Ebling dos Santos

Texto: Gianmarco de Vargas/ Acadêmico de Jornalismo
Edição: Assecom


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação