Antiga diretora da FACEM recebe Prêmio Terceira Idade em Ação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/10/2019

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

A Profa. Ir. Noemi Lunardi recebeu, na Câmara Municipal de Vereadores, o Prêmio Terceira Idade em Ação, na noite de terça-feira, 08 de outubro. O prêmio é destinado às pessoas de Santa Maria que, tendo idade igual ou superior a 65 anos, e residindo pelo menos um ano no município, exerçam ainda atividade profissional de caráter comunitário ou beneficente.

Irmã Noemi foi diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM, uma das instituições que deu origem a Universidade Franciscana, por 29 anos. Na UFN, ela é conhecida pela sua trajetória empreendedora e ousada em prol da educação, da saúde e, principalmente, da profissão de enfermagem.

“Sigo cumprindo minha missão com muito entusiasmo e alegria, sempre com meu trabalho voltado para a área da saúde e educação. Durante minha trajetória na FACEM, contei com pessoas amigas e competentes, sejam os docentes, os estudantes, os técnicos e minhas coirmãs Franciscanas”, disse emocionada ao relembrar do passado e destacando a Reitora da UFN, Profa. Ir. Iraní Rupolo, que seguiu neste mesmo caminho na administração do Centro Universitário Franciscano e da, agora, Universidade Franciscana.

Noemi Lunardi, 86 anos, é natural da cidade de Santa Rosa, RS. Graduou-se em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira – FACEM no ano de 1961 e, em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição – FIC, em 1968. Especializou-se em Pedagogia e Didática Aplicada à Enfermagem e fez Mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, em 1972.

A Reitora da UFN, Iraní Rupolo, destacou que no período em que Irmã Noemi foi diretora da FACEM, desempenhava suas funções com muito respeito à dignidade do ser humano.

“Enquanto estava ligada diretamente com a educação, Profa. Noemi empenhou-se à causa de uma Instituição e da Enfermagem, acreditando na transformação dos jovens em profissionais da área. Além disso, levou a Facem à diversas cidades do Rio Grande do Sul, oportunizando o ensino superior não somente para Santa Maria, mas também para a região”, ressaltou.

A cerimônia de premiação ocorreu na Sala Coronel Valença, Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, e reuniu os vereadores da casa, estudantes e docentes da UFN, a Reitora da IES e Presidente da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte, Ir. Iraní Rupolo, além da Ir. Terezinha Kunz Lauer, representando a Superiora Provincial Ir. Nilvete Soares Gomes, e demais religiosas que integram a Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, à qual pertence a Scalifra-ZN.