Ambiente de Inovação desenvolve projeto que auxilia empresários diante da crise Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/05/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

O Ambiente de Inovação lançou neste mês um novo projeto: o “Ajuda pequena empresa”, que visa captar as demandas de micro e pequenas empresas de Santa Maria e região, geradas devido à crise instalada pela pandemia da Covid-19.

O projeto será desenvolvido via conexão com uma rede de professores mentores voluntários da Universidade Franciscana, objetivando amenizar o impacto da crise e auxiliando o público na condução do negócio nesse momento.

Um dos responsáveis por trás do projeto, Matheus Camargo, relata que a ideia se deu pelo fato do Ambiente de Inovação ter um relacionamento com o mundo empresarial por parte da UFN. Por conta disso foi possível identificar, analisando o cenário e entendendo como estão funcionando a rotina das pequenas empresas. O grupo conheceu as dificuldades e a partir disso, pode se posicionar e ajudar aquelas empresas que estão sentindo a crise de uma forma mais intensa.

“Nós somos acostumados a lidar com empresas de tecnologia, as quais sentiram também a crise, mas, a gente também é sensível com as empresas que não se utilizam da tecnologia no seu modelo de negócio e, com isso, sofreram maior impacto”, explica Matheus.

Diante de todos os estudos, o grupo possui como principal objetivo auxiliar e amenizar esses negócios que estão perdidos diante da crise. Na prática, funcionará com o recebimento de demandas dessas micro e pequenas empresas, quais são enviadas pelo e-mail itec@ufn.edu.br, descrevendo bem como o problema se apresenta no local. Em seguida a coordenação do ambiente de inovação realiza uma triagem dentro das áreas disponíveis e por fim, promove a conexão com o banco de professores mentores selecionados.

A capacitação dos professores foi realizada na semana anterior ao lançamento do projeto, onde foi destinado a todas as coordenações da instituição, e os professores puderam escolher se queriam participar ou não de forma colaborativa. Essa união de esforços constitui um vínculo entre a empresa e o mentor ocasionando uma consultoria, tudo isso de forma remota, por meio de vários aplicativos que operam de forma gratuita.

Ressaltando que essas empresas não precisam ser relacionadas com inovação, com a universidade e nem com ecossistema de inovação de Santa Maria. O ambiente de inovação de forma geral, pensa positivo e com foco nessas ações que mesmo que poucas, podem ajudar uma empresa a permanecer de portas abertas.

Saiba mais pelo e-mail itec@ufn.edu.br.