Ambiente de Inovação abre edital para seleção de projetos de novos empreendimentos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/07/2019

Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana abre edital para seleção de projetos de novos empreendimentos que serão apoiados pelo espaço. O edital 27/2019 tem por objetivo selecionar ideias e projetos de que apresentem inovação, base tecnológica, viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica.

Com o objetivo de proporcionar o compartilhamento de conhecimento, o Ambiente de Inovação tem o intuito de promover e estimular a criação e o desenvolvimento de empreendedores e suas ideias e projetos que gerem oportunidades de desenvolvimento econômico e social. Dessa maneira, o espaço visa a formação de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, de inovação por meio da formação complementar do empreendedor nos aspectos técnicos e gerenciais, a fim de facilitar e agilizar o processo de inovação colaborativo.

A submissão de propostas pode ser feita entre o período de 16 de julho à 16 de agosto, através do preenchimento da ficha de inscrição (anexo I) devidamente preenchida, que deve ser enviada para o e-mail l itec@ufn.edu.br. A avaliação das propostas será feita entre os dias 21 e 23 de agosto, e os resultados dos projetos qualificados e aprovados serão divulgados no dia 26 de agosto através do e-mail, e também do site da IES.

Os candidatos com inscrições deferidas para o processo de seleção terão suas propostas analisados e classificados pela Comissão Avaliadora, com base em critérios como: Viabilidade tecnológica, conteúdo tecnológico e grau de inovação do produto, potencial de mercado e interação com a Universidade Franciscana e comunidade em geral. Após a avaliação, serão qualificados os projetos que obtiverem média final superior a 6,0.

Os projetos qualificados serão submetidos para apresentação no formato de pitch, conforme com o tempo de 5 minutos à Comissão Avaliadora, com data, local e horário estabelecidos e reportados por e-mail aos candidatos.

O Ambiente de Inovação estrutura-se em:

Ambiente Colaborativo – pensado para o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de empreendimentos que querem extrair o melhor de sua equipe, incentivando a interação e troca de ideias.
Incubação Tecnológica – planejado com o propósito de apoiar iniciativas empreendedoras e propostas inovadoras, facilitando o seu desenvolvimento por meio do oferecimento de infraestrutura, serviços especializados e apoio gerencial, além de estimular a escalabilidade, constituição e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, de inovação e/ou base tecnológica.
Empresa Residente – ambiente no qual os empreendimentos, graduados no processo de incubação ou não, recebem capacitação e apoio na prospecção de recursos para apoiar a manutenção de suas unidades de pesquisa e desenvolvimento de inovação, sendo considerada, para isso, a sua integração com os grupos de pesquisa da Universidade Franciscana.
Coworking – é um modelo de desenvolvimento baseado no compartilhamento de conhecimento, espaço e recursos. Busca reunir acadêmicos, grupos de pesquisa e extensão, assim como pessoas que trabalham, não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma ideia e/ou área de atuação, podendo incluir entre os seus usuários, profissionais liberais e usuários independentes.

Para mais informações, acesse o edital.

CRONOGRAMA:
Lançamento do Edital: 15/07/2019