Amamentação e Licença Gestante são temas de produto final de Mestrado Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/01/2022

A aluna do Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), Liana Nolibos Rodrigues, exibiu no final de dezembro o seu produto final, o ‘Guia de Acolhimento e Incentivo à Amamentação às Mães/Servidoras Após a Licença Gestante’. De forma remota, ela apresentou que o material que tem objetivo orientar e instigar à adoção de práticas que estimulem o aleitamento materno e o acolhimento das servidoras mães no retorno ao trabalho, após a Licença Gestante.

A dissertação teve orientação da professora Josiane Lieberknecht Wathier Abaid e o material didático foi criado a partir de uma demanda de uma Instituição de Ensino Público do Rio Grande do Sul onde a mestranda trabalha. Para realização do trabalho, Liana Nolibos Rodrigues consultou os documentos existentes no país e as orientações do Ministério da Saúde, verificando como é feito esse acolhimento atualmente. Logo após, uma pesquisa com mulheres, mães e servidoras que estavam em pós-licença gestante foi realizada.

Para o Guia, a mestranda considerou o diagnóstico situacional e revisão de literatura para seleção, criação e organização do conteúdo, direcionado às diferentes equipes de unidades de ensino para qualificar seus atendimentos junto às suas mulheres e famílias. O produto aborda qualidade de vida no trabalho, fala obre a importância do incentivo à amamentação, acolhimento e local adequado. Informa também sobre alguns benefícios e ensina sobre ‘a pega correta’, jeito certa de amamentar o bebê.


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação