Alunos do Ensino Médio do Colégio Pallotti participam de atividade prática na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/07/2023

Na última terça-feira (18) a Universidade Franciscana (UFN) recebeu a visita das turmas de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Pallotti para uma atividade que envolveu os cursos da área de ciências sociais, presenciais e a distância: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

A iniciativa consistia na divisão dos alunos em grupos para o lançamento fictício de um produto novo no Rio Grande do Sul, a Cyrilla Açai. Os estudantes deveriam realizar um mapeamento de pontos fortes e fracos do produto, criar um desenho, anúncio e definir público-alvo. No final da atividade os grupos ainda apresentaram suas ideias para o restante dos alunos e para os professores que ajudaram com as questões propostas no trabalho. Além disso, a Vice-Reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan falou sobre ciência e pesquisa na Universidade Franciscana e ressaltou a participação das mulheres na área.

O professor Mateus Frozza, dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Ciências Contábeis, destaca que o principal objetivo da atividade era dar uma aula que envolvesse vários cursos, o que acaba engajando alunos e professores e fazem com que eles conheçam realmente como funciona uma universidade. O docente ainda comenta que este é o projeto piloto realizado com os alunos do Colégio Pallotti: “Com certeza a gente vai crescer e mudar para que logo outras escolas do município também possam participar”.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Pallotti, Poliana Fernandes Tombesi, explica que a ideia do seu grupo consistia na divulgação do produto para outras regiões, por meio da Copa do Mundo Feminina de 2023 e por atletas. A aluna também ressalta a importância da visita na UFN: “Essa dinâmica com os professores, conhecendo todo mundo, conhecendo as ideias e os cursos, está sendo muito importante para nós alunos para conhecermos mais sobre área de ciências sociais”.

Já a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Pallotti, professora Cláudia Vieira agradece a iniciativa da Universidade, já que os alunos chegam ao 3º ano ainda com muitas dúvidas e essa oportunidade de conhecer vários cursos de uma só vez pode ser esclarecedora para que os alunos consigam absorver as possibilidades que são ofertadas nessa área. “Eu considero de suma valia uma atividade como essa porque também propicia a eles a troca entre eles e também com os professores dos cursos”, complementa.

Texto e fotos: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo