Alunos do Direito integram ações para humanização do sistema carcerário Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/06/2021

Nesta quarta-feira (23), será realizada a Audiência Pública para a implantação do método Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) que conta com uma participação ativa dos acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN). A audiência inicia às 18h, em modo híbrido, direto do Fórum de Santa Maria e pode ser conferida ao vivo através do YouTube da Vara de Execuções Criminais (VEC) do município.

O Curso de Direito tem promovido ações de apoio à implantação da APAC na cidade com reuniões no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição, realizando eventos por meio do Laboratório de Extensão e ações extensionistas através de publicações em um perfil no Instagram.  Estas movimentações têm à frente os estudantes do 6º semestre do curso: Manfredo Hennig, Cassiel Alexandre Alves e Ronaldo Rosa. E contam com a orientação das professoras Carla Costa, Angelita Woltmann, Leonardo Sagrillo e dos professores Paulo Renato dos Santos Ferroni e Fábio Dias Freitas.

A audiência é aberta para participação toda a comunidade santa-mariense interessada na implementação dessa entidade civil de direito privado e com personalidade jurídica própria que objetiva promover a humanização dos apenados e, por consequência, do sistema carcerário como um todo.  E é direcionada à recuperação e reintegração social de condenados a penas privativas de liberdade. Para saber mais sobre o método APAC e as experiências em todo o território brasileiro, acesse o site da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenado.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista UFN
Imagem: Divulgação