Alunos do curso de Farmácia criam projeto para combater fake news sobre o Coronavírus Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/05/2020

Texto: Emanuelly Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

Em meio a todo caos que a pandemia do coronavírus vem causando nos últimos meses, os alunos da disciplina de Estágio em Fármacos e Assistência Farmacêutica III do curso de Farmácia da Universidade Franciscana, se veem preocupados com a realidade que vivemos. Assim, o grupo de alunos resolveu aproveitar o tempo do estágio para realizar um projeto que auxilie a população no combate e prevenção, indo contra as fake news sobre a doença.

O “INFORMACOVID19” é um projeto criado e desenvolvimento por alunos que buscam na literatura subsídios para desmistificar informações sobre os uso de medicamentos no combate ao coronavírus. Este é feito pela produção de cards informativos que são divulgados em redes sociais. Utilizando uma linguagem acessível e mais coloquial que facilite o compreendimento do assunto, os cards trazem informações sobre o uso de medicamentos e suplementos, biossegurança e outros aspectos relacionados à pandemia.

A professora Jane Beatriz Limberger, responsável pelo projeto, sugere aos alunos um tema a cada semana. Com base na orientação da professora os alunos buscam as informações em artigos científicos, guidelines e outros materiais de órgãos oficiais que contemplem os informativos.

Limberger relata que a pandemia tem causado nas pessoas um interesse por conhecer mais sobre medicamentos e o seu papel no combate à doença. Para ela nem sempre a busca pela informação é encontrada na literatura científica e que é possível analisar que semanalmente se encontra uma disseminação de notícias falsas a respeito de possíveis curas, sem que haja qualquer evidência sobre a eficácia de tais.

Essa atitude acaba causando problemas à saúde individual e pública. Tendo conhecimento que o compartilhamento de notícias falsas incentivam a automedicação e ao ato de estocar medicamentos em domicílio, assim podendo aumentar o risco de hospitalização e consequentemente, o óbito causado pelo uso inadequado.

Os alunos compreenderam a causa e trabalham contra essa rede de fake news, assim como a aluna do oitavo semestre de farmácia, Larissa Moreira. Ela acredita que o projeto desenvolvido pela professora e estudantes, seja uma das melhores ideias colocadas em prática durante esse período.

“Estamos colocando nesses cards diversos assuntos sobre a Covid-19. Entre eles, assuntos importantes que podem estar esclarecendo muitas dúvidas em relação aos EPIs, Vitamina D e outros, que podem também ser de grande valia”, comenta Larissa. A acadêmica diz estar gostando muito da atividade, pois o projeto incentiva a leitura de artigos e informativos que auxiliam tanto na busca pelas informações corretas como na pesquisa.