Alunos da Pós-graduação em Cinema realizam intervenção audiovisual urbana Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/09/2020

“Uma colher é ferramenta, utensílio, instrumento. Ela pode ser encontrada na sua casa, na minha, na dele. Ela reúne coisas e pessoas”. Foi assim, que a Coordenadora dos Cursos de Especialização em Ciências Sociais da Universidade Franciscana, Profa. Angélica Pereira, definiu um projeto realizado pelos alunos da Pós-graduação em Cinema da UFN.

Isso por que os alunos projetaram um produto audiovisual, como resultado do trabalho final da disciplina de Produção Audiovisual e Novas Tecnologias, ministrada pelo Professor Fernando Krum. O vídeo foi criado no 1º semestre de 2020.

Por conta da pandemia, toda a produção foi feita a distância e cada vídeo gravado individualmente. O tema gira em torno de colheres, um objeto multiuso e de fácil acesso. Idealizado e produzido pelos alunos André Polga, Camila Marques, Cristiano Bianchini, Diossana da Costa, Erenice de Oliveira, Luana Rodrigues, Lucas Schneider, Marlon Ortiz, Natália Librelotto, Paulo Teixeira, Victoria Debortoli, Vinícius Denardin e Wagner Antônio, o audiovisual teve o objetivo final de levar esse produto ao público.

Porém, com a pandemia da Covid-19, a turma teve a ideia de realizar intervenções audiovisuais urbanas em dois pontos de Santa Maria, no período da noite. A experiência pôde ser acompanhada pela janela de quem mora nos bairros Centro e Nossa Senhora do Rosário, além de ser transmitidas ao vivo pelo Instagram do projeto @colheradavisual. Acesse aqui para rever a produção.

“Tivemos um resultado super legal, conseguimos dividir as tarefas e assim, realizar a produção de maneira positiva”, afirmou Prof. Fernando Krum, que ainda destaca que a turma conseguiu provar, através dessa atividade, que é possível produzir de forma coletiva e à distância, desde que todo grupo foque em um objetivo comum e trabalhe em cima dele.