Alunos da Ead relatam experiência positiva Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/09/2018

As aulas do primeiro módulo dos Cursos de Extensão EaD da Universidade Franciscana já estão em andamento. Elas começaram no dia 21 de agosto e são distribuídos em cinco cursos: Fraternidade, Cuidado e Pensamento Franciscano, Metodologias Ativas para o Ensino Hibrido, Pedagogia de Projetos como Metodologia Ativa, e Ensino em Nanociências e Nanotecnologias.

Neste módulo as aulas seguem até o dia 21 de setembro, e participam, além dos docentes, professores da rede pública, alunos de graduação e profissionais da Rede Scalifra, que atuam nas Escolas de Fundamental e médio da mantenedora.

Os 130 primeiros alunos trabalham no Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFN. As aulas são distribuídas por quatro semanas, correspondentes a cada módulo do curso. Os inscritos seguem um plano de ensino, que contém uma diversidade de materiais diferentes para o ensino específico de cada curso, como vídeos, matérias, fóruns de aprendizado, aulas em formato de áudio, entre outros, feito internamente por professores doutores e mestres da UFN.

Uma das facilidades é a de que os matriculados podem fazer download, semana a semana, da sequência didática dos cursos, abrangendo assim, as características da EaD, que são a flexibilidade das aulas, o dinamismo de conteúdos e a autonomia que o aluno tem ao realizar o estudo.

A docente do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFN e uma das alunas inscritas no curso de Cuidado Fraternidade e Pensamento Franciscano, Elsbeth Léia Spode Becker, destaca que a organização é um dos diferenciais que ela tem encontrado ao fazer o curso, e que o conteúdo será útil para ela aplicar com seus alunos em sala de aula.

”O retorno que eu espero, como professora, é de poder provocar o pensamento dos meus alunos sobre o cuidado com a natureza, além de promover ações e práticas voltadas ao ensino, na questão da coleta de lixo e outros temas dentro da sala de aula”, ressalta.

Além dela, o docente do curso de Direito da instituição e inscrito no curso de Produção de Conteúdo Educacional Multimídia, Marcelo Kummel, ressalta que tem utilizado o Moodle pelo aplicativo do celular para acompanhar as aulas, e que pretende levar até a sala de aula os métodos aprendidos. “Já havia feito por conta algumas produções, mas quis qualificar o aprendizado e os conteúdos para utilizá-los durante as didáticas em sala de aula”, explica.

A também inscrita no curso de Produção de Conteúdo Educacional Multimídia, a docente do curso de Matemática, Letícia Fogaça, já havia feito outros cursos à distância e explica que poder realizar o curso em meio a uma rotina atarefada, no seu próprio ritmo, é uma maneira de aproveitar o tempo livre para adquirir conhecimento.

“Minhas experiências anteriores como aluna na modalidade EAD na UFN me impulsionaram a continuar fazendo novos cursos, e isso ajuda a me manter atualizada, aprimorar meus conhecimentos e aprender novidades que posso utilizar como professora”, destaca.

Texto: Fernando Cezar/Estagiário Jornalismo e Carlos Spall/Jornalista
Fotografia: Mark Braunstein