Aluna da Farmácia é premiada como Jovem Pesquisadora pela Fapergs Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/10/2019

Texto: Carlos Spall – Jornalista
Imagens: Mark Braunstein – Fotógrafo

A estudante do Curso de Farmácia da Universidade Franciscana, Samanta da Silva Gündel, foi condecorada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Fapergs, diante do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019, como a Jovem Pesquisadora do ano. A acadêmica foi escolhida pelo alto desempenho acadêmico, no ensino e na pesquisa. Atualmente no nono semestre de curso, Samanta é bolsista de Iniciação Tecnológica e Inovação da Fapergs, (Probiti), trabalhando com auxílio de bolsas científicas do CNPq e da própria UFN durante todo o curso.

De fácil relacionamento com os colegas e com capacidade de gerir equipes, a aluna destacou-se na pesquisa nas áreas de Nanotecnologia Farmacêutica e Microbiologia, tento na graduação 10 artigos publicados em periódicos internacionais renomados na área e vasto currículo em participação de eventos nacionais.

“Quando venho para o laboratório, fico encantada com as possibilidades que a pesquisa pode trazer. Com isso, renovo diariamente meu sonho de ser uma pesquisadora de ponta, trazendo melhorias de vida para saúde do homem e dos animais”, enfatizou Samanta Guinel, acreditando que este prêmio pode gerar estímulos para novos acadêmicos, que vislumbram na carreira de pesquisador um futuro próspero para si e para a sociedade.

Entre as pesquisas com nanotecnologia, destaca-se o trabalho de combate a bactérias hospitalares com óleo de capim limão, no desenvolvimento de combate a um fungo que ataca as uvas e, na área veterinária, um trabalho para qualidade de vida dos animais ovinos, em paralelo com o aumento de sua produção.

“Para desenvolver nanomedicamentos para tratamento de doenças humanas e animais, é necessário conhecer áreas diversas, multidisciplinares, e a Samanta apresenta capacidade de reinventar-se, beber em novas fontes conforme a necessidade e impacto social do projeto”, esclarece a professora e orientadora na aluna no Curso de Farmácia, Aline Ourique, destacando sua acessão natural para uma pós-graduação.

Ao ser premiada como a Jovem Pesquisadora da Fapergs 2019, Samanta deixou para traz 150 indicações de Faculdades e Universidades do Rio Grande do Sul. A pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, atribui esta conquista ao esforço da UFN em priorizar a pesquisa, mesmo com a diminuição do cenário de investimento para área.

“Nosso objetivo é formar alunos na graduação, com conexão com a ciência, aptos a uma pós-graduação, os quais buscam por meio do conhecimento, resultados para os desafios contemporâneos sociais e econômicos”, enfatizou a Pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin.

A solenidade de premiação foi realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Mais sobre a premiação

Confira o Vídeo Produzido pela UFN TV

Selecionados nas áreas do conhecimento
Pesquisador Destaque