Aluna da Farmácia é premiada como Jovem Pesquisadora pela Fapergs Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/10/2019

Texto: Carlos Spall – Jornalista 
Imagens: Mark Braunstein – Fotógrafo

A estudante do Curso de Farmácia da Universidade Franciscana, Samanta da Silva Gündel, foi condecorada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Fapergs, diante do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019, como a Jovem Pesquisadora do ano. A acadêmica foi escolhida pelo alto desempenho acadêmico, no ensino e na pesquisa. Atualmente no nono semestre de curso, Samanta é bolsista de Iniciação Tecnológica e Inovação da Fapergs, (Probiti), trabalhando com auxílio de bolsas científicas do CNPq e da própria UFN durante todo o curso.

De fácil relacionamento com os colegas e com capacidade de gerir equipes, a aluna destacou-se na pesquisa nas áreas de Nanotecnologia Farmacêutica e Microbiologia, tento na graduação 10 artigos publicados em periódicos internacionais renomados na área e vasto currículo em participação de eventos nacionais.

“Quando venho para o laboratório, fico encantada com as possibilidades que a pesquisa pode trazer. Com isso, renovo diariamente meu sonho de ser uma pesquisadora de ponta, trazendo melhorias de vida para saúde do homem e dos animais”, enfatizou Samanta Guinel, acreditando que este prêmio pode gerar estímulos para novos acadêmicos, que vislumbram na carreira de pesquisador um futuro próspero para si e para a sociedade.

Entre as pesquisas com nanotecnologia, destaca-se o trabalho de combate a bactérias hospitalares com óleo de capim limão, no desenvolvimento de combate a um fungo que ataca as uvas e, na área veterinária, um trabalho para qualidade de vida dos animais ovinos, em paralelo com o aumento de sua produção.

“Para desenvolver nanomedicamentos para tratamento de doenças humanas e animais, é necessário conhecer áreas diversas, multidisciplinares, e a Samanta apresenta capacidade de reinventar-se, beber em novas fontes conforme a necessidade e impacto social do projeto”, esclarece a professora e orientadora na aluna no Curso de Farmácia, Aline Ourique, destacando sua acessão natural para uma pós-graduação. 

Ao ser premiada como a Jovem Pesquisadora da Fapergs 2019, Samanta deixou para traz 150 indicações de Faculdades e Universidades do Rio Grande do Sul. A pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, atribui esta conquista ao esforço da UFN em priorizar a pesquisa, mesmo com a diminuição do cenário de investimento para área.

“Nosso objetivo é formar alunos na graduação, com conexão com a ciência, aptos a uma pós-graduação, os quais buscam por meio do conhecimento, resultados para os desafios contemporâneos sociais e econômicos”, enfatizou a Pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin.

A solenidade de premiação foi realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).


Mais sobre a premiação

Confira o Vídeo Produzido pela UFN TV


Selecionados nas áreas do conhecimento
Pesquisador Destaque
Ciências Agrárias – José Miguel Reichert (UFSM)
Artes e Letras - Zilá Bernd (UNILASALLE)
Ciências Biológicas – Leonardo Maltchik Garcia (UNISINOS)
Ciências da Saúde – Luiz Felipe Valandro (UFSM)
Engenharia - Nilo Cesar Consoli (UFRGS)
Educação - Danilo Romeu Streck (UNISINOS)
Economia e Administração - Denis Borenstein (UFRGS)
Geociências - Renata Guimarães Netto (UNISINOS)

Prêmio Especial “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”
Arthur Germano Fett Neto (UFRGS - INBBIO ) 

Jovem Pesquisador
Samanta da Silva Gündel (UFN)


Startup Inovadora
Regenera Moléculas do Mar (UFRGS)

Pesquisador na Indústria 
Paulo Roberto Walter Ferreira (Bhio Supply)

Medalha Sylvio Torres
Luiz Carlos Federizzi (UFRGS)



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação