Agosto Dourado é marcado pelo 3º Seminário Integrado de Aleitamento Materno na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/08/2020

O mês de Agosto simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Conhecido como ‘Agosto Dourado’, o Mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela legislação que determina o desenvolvimento e intensificação de ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

O movimento como um todo também tem foco relacionado à sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Deste modo, o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, em conjunto com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, realiza o 3º Seminário Integrado de Aleitamento Materno.

De forma online, o evento ocorre nos dias 07, 14, 21 e 28 de agosto, com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno por meio da construção de alianças sem conflitos de interesses, para fortalecer os programas de aleitamento materno.

Profissionais e estudantes da área da saúde interessados em participar podem se inscrever de forma gratuita até essa terça-feira, dia 04 de agosto, clicando aqui. A transmissão será via Microsoft Teams.

Agosto Dourado

Neste ano, a campanha ‘Agosto Dourado’ é norteada pelo tema “Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável”, que tem como objetivos:

- Informar pessoas sobre as ligações entre amamentação e o ambiente/mudanças climáticas. A amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas da natureza;

- Fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente. O aleitamento materno é natural, renovável e ambientalmente seguro;

- Envolver-se com indivíduos e organizações para obter maior impacto. Proteger, promover e apoiar a amamentação aborda as desigualdades que impedem o desenvolvimento sustentável;

- Estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação. A campanha incide sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente.

Confira a programação do evento:

07/08/2020 - Sexta-feira

14h - Abertura: Maclaine de Oliveira Roos - 4ª CRS/UFSM/UFN
14h15min às 15h30min – Palestra: Apoiar o Aleitamento Materno para um Planeta mais Saudável
Palestrante: Prof. Dr. Marcus Renato Lacerda Neves de Carvalho - UFR
Mediador: Ana Paula Seering - SMS Santa Maria
15h30min - Apresentação dos trabalhos selecionados das Experiências Exitosas em Aleitamento Materno (vídeos, pôsteres, fotos)
Moderador: Polyana de Lima Ribeiro - PPGENF/UFSM

14/08/2020 - Sexta-feira

14h - Abertura: Cristiane Cardoso de Paula - DEnfe/CCS/UFSM
14h15min às 15h30min - Palestra: Novo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de Dois anos
Palestrante: Gisele Bortolini – Ministério da Saúde