Acordo Capes/Cofen possibilita ingresso de 6 alunos no Mestrado em Saúde Materno Infantil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/09/2020

Neste 2º semestre de 2020, 6 alunos foram contemplados pelo Acordo Capes/Cofen, que tem o objetivo de conceder recursos de custeio aos profissionais de Enfermagem que desejarem ingressar em pós-graduação na área, como no Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana.

O programa é vinculado a instituições de ensino superior e visa a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e na Gestão em Enfermagem.

A parceria Capes/Cofen vai ao encontro no que está disposto no artigo 2º da portaria 60/2019 (9), que regulamenta os cursos de mestrado e doutorado profissionais no âmbito da Capes. Entre eles, são frisados termos como:
I) capacitar profissionais qualificados para práticas avançadas, inovadoras e transformadoras dos processos de trabalho, visando atender às demandas sociais, econômicas e organizacionais dos diversos setores da economia;
II) transferir conhecimento para a sociedade de forma a atender às demandas sociais e econômicas, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;
III) contribuir para agregação de conhecimentos de forma a impulsionar o aumento da produtividade em empresas, organizações públicas e privadas; e
IV) atender aos processos e procedimentos de inovação, seja em atividades industriais geradoras de produtos, quanto na organização de serviços públicos ou privados.

De acordo com a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, Profa. Dirce Stein Backes, para além de um título acadêmico, os alunos buscam a (re)significação de sua prática profissional e um novo sentido para a vida. O caráter multiprofissional do mestrado tem ampliado percepções e despertado novas reflexões que conduzem a nova práticas. “Para atender aos objetivos propostos, os docentes do mestrado se reinventam a cada semestre, no sentido de transcender limites e possibilitar novas vivências teórico-práticas”, enfatiza a coordenadora.

Para alguns contemplados com a vaga no mestrado, é o início de uma grande conquista, tendo em vista que nem sempre é fácil conseguir a aprovação pelo Acordo Capes/Cofen. Um desses casos é o da Enfermeira e egressa da UFN, Lisiane de Borba Müller, que tentava pela segunda vez ingressar no Mestrado Profissional via acordo. “Acredito que o Mestrado vai me trazer muitas reflexões e lucidez na minha prática, além de uma auto avaliação contínua, reformando o meu pensamento. Somando a isso, eu acredito veemente nos docentes, na UFN e no programa como um todo”, comenta Lisiane.

Já Helena Moro Stochero, graduada em Enfermagem pela UFSM, está cheia de expectativas na sua nova fase profissional. “Vejo no Mestrado uma oportunidade de aprimorar e adquirir conhecimento, utilizando saberes científicos para ampliar a qualidade da assistência a gestantes e puérperas que ficam internadas na nossa unidade e a possibilidade de levar esse conhecimento ao meu local de trabalho, contribuindo na qualidade do nosso serviço”, diz com entusiasmo.
Helena atua na Unidade Psiquiátrica do Hospital Universitário de Santa Maria e, por se tratar de um hospital escola, ela acredita na importância da integração “ensino-serviço” para o fortalecimento técnico/científico da atuação enquanto enfermeira.

Outra enfermeira que foi surpreendida com a provação foi Jucimara Montagner Michelon, formada pela Unicruz. Ela trabalha na Maternidade do Hospital Casa de Saúde de Santa Maria e é preceptora da residência em Enfermagem Obstétrica da UFN. “Me sinto motivada para seguir esta caminhada e acredito que o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil traz uma ampliação de oportunidades e qualificação na minha prática cotidiana. Desde o primeiro momento, quando lançado o edital, recebi muito apoio da instituição e dos colegas enfermeiros”, afirma a agora mestranda.

Regina Gomes, formada em 1988 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também é uma das contempladas pelo Acordo Capes/Cofen. Atualmente, engajou numa experiência nova em Santa Maria atuando na central de materiais esterilizados. “Minha expectativa diante do Mestrado é de adquirir conhecimento, abrir os horizontes, descobrir novas formas e renovar minha prática”, diz ela, que sempre teve vontade de ingressar no mestrado e agora chegou o momento de aproveitar para dar mais esse passo em sua carreira profissional.

A coordenadora do mestrado, Profa. Dirce Stein Backes, realizou as boas-vindas aos alunos e desejou um semestre profícuo, propositivo e transformador aos novos mestrandos, para que eles aproveitem com sabedoria os novos conhecimentos que serão adquiridos na nova jornada.