Ações sociais realizadas pela UFN marcaram o Setembro Amarelo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/10/2019

O mês de setembro é marcado por diversas ações alusivas à prevenção ao suicídio e apoio à promoção da vida. Na Universidade Franciscana, a Residência Multiprofissional em Saúde Mental organizou o VI Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.

Na programação, destaca-se duas atividades importantes: a ‘I Feira de Saúde Mental’, realizada no dia 10 de setembro, e o curso ‘Autolesão Sem Intenção Suicida”, ocorrido no dia 25. A primeira promoveu serviços de atendimento à saúde mental, com participação de estudantes e professores de instituições de ensino atendendo à comunidade. Já o segundo curso, teve mais de 1000 inscritos e foi ministrado pelo Dr. Carlos Henrique de Aragão Neto.

Além destes, mais uma atividade marcou as medidas preventivas a pessoas em sofrimento mental: a primeira edição do Jogos da Primavera. A atividade foi direcionada para a comunidade do Alto da Boa Vista, no dia 28 de setembro.

Promovido por servidores do município que atuam na Estratégia de Saúde Familiar e pela Residência Profissional e Multiprofissional da UFN, o evento contou com disputas recreativas de futebol e vôlei, entre equipes compostas pelos moradores da região de diferentes idades. No local, também foram oferecidas oficinas e orientações de saúde, exposição de artesanato, praça de alimentação e apresentação da banda de música da Escola Marista Santa Marta.

De acordo com Carin Lisboa, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UFN, a atividade marca uma iniciativa relevante para a promoção da vida na região, pois além de articular ensino-serviço-comunidade, apresentou ações possíveis de integração social.

“É notória a necessidade de mais espaços de lazer e socialização que tragam benefícios a comunidade. Pensar em promoção à vida é abranger dispositivos em saúde mental que venham atender as proximidades territoriais”, afirma a professora.