Acadêmicos relatam segurança e alegria ao rever colegas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/07/2020

Por conta da pandemia da Covid-19, no início de março as aulas presenciais foram canceladas, assim dando espaço para um outro formato de aprendizado. Aulas de maneira remota, online e em plataformas digitais se tornaram comuns entres os alunos no país todo.

Após cinco meses de distanciamento social nas escolas e universidades, o Governador do Estado, Eduardo Leite, liberou o retorno somente para as aulas que exigiam maior necessidade e realizadas de maneira prática em laboratórios e salas de aulas.

Vendo uma preocupação em diversas áreas, a UFN retornou com algumas aulas na instituição. Seguindo as orientações de segurança a universidade recebe seus alunos com todos os cuidados, medindo a temperatura, cedendo álcool em gel e o suporte de segurança necessário.

Cursos de diversas áreas retornaram na instituição, como o curso de Design de Moda. Alguns acadêmicos da disciplina de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções de Moda, coordenada pelo professor Almery Junior Ruviaro, ficaram felizes ao reencontro com os colegas.

A aluna do 3º semestre do curso, Rita Montag, relata que a disciplina é uma de suas poucas cadeiras práticas no semestre, e que por conta disso, está muito contente com o retorno na instituição. “Quando voltei percebi que a UFN está bem organizada para receber os alunos. Estava com saudade de voltar, são mais legais essas aulas nos laboratórios”, comenta a acadêmica.

Espaço para as práticas nutricionais

Alunos do curso de Nutrição também voltaram para suas atividades práticas. A professora Cátia Regina Storck que orienta os alunos na disciplina de Tecnologia de Alimentos, também aderiu a divisão de turmas: alguns alunos finalizaram suas atividades no dia 14 de julho e outros começaram no dia 15.

“Já era comum no nosso ambiente o uso de toucas, luvas e a higienização constante das mãos, porém agora estamos cuidando mais ainda, além do uso das máscaras e do álcool em gel”, explica. Uma das mudanças na turma foi na hora da degustação dos alimentos que agora são servidos em uma única mesa e cada aluno se distancia na hora de comer.

“A volta das aulas está sendo muito interessante, a teoria é completamente diferente da prática, ainda mais se referindo às práticas da cozinha e suas produções. Outra questão é a saúde mental que está sendo bem positiva, pois apesar do distanciamento que mantemos aqui, por segurança, estamos mais próximos e não apenas virtualmente”, conclui a acadêmica do 5º semestre, Natasha Gazzolla.

Texto e imagens: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo

Turmas divididas para projetar segurança

Outro curso que retornou as atividades foi o de Odontologia. A turma do 9º semestre reiniciou suas atividades de atendimento na disciplina de Clínica VI. A professora Isabeli Mutti, que compõe a Comissão de Biossegurança do Curso de Odontologia da UFN, explica que o grupo de formandos foi dividido em duas turmas. A turma A é composta pelos alunos que residem em Santa Maria e estavam dispostos a retornar às aulas, e a turma B, àqueles que compõem o grupo de risco ou não estavam seguros de retornar.

A divisão das turmas se deu para um controle melhor, fazendo com que a turma A retomasse as atividades práticas agora e a turma B após. “Os alunos foram questionados antes se estariam se sentindo bem em retornar e o retorno foi positivo, diante da animação e vontade de voltarem aos seus atendimentos”, comenta a professora Isabeli.

Atendimentos odontológicos agendados

Os atendimentos estão sendo realizados com horários agendados, respeitando o espaço de uma cabine odontológica vazia entre os colegas, além da higienização dos equipamentos e a manutenção de segurança individual, como capa, luva e protetor facial. A aluna da Odontologia, Larissa Teixeira Weber, comenta que o retorno foi bem organizado e que sentiu a logística de segurança aos alunos e pacientes eficaz. “Estamos felizes que os pacientes estão vindo e os atendimentos estão transcorrendo bem, visto que os procedimentos foram otimizados e estamos trabalhando muito”, explica a acadêmica.

Fisioterapia diante das adaptações

Outro curso que fez adaptações para obter um retorno mais seguro das aulas práticas foi a Fisioterapia. Na disciplina de Cinesioterapêutico II com os alunos do 5º semestre, a Professora Daniela Vaucher explica que a turma é composta por 36 alunos e teve que dividir a turma em quatro grupos, realizando as aulas com dois grupos nas quartas e com os outros dois grupos, nas sextas.

A disciplina trabalha os métodos da cinesioterapia, portanto as aulas exigem atividades ligadas ao corpo e movimentação dos alunos. Durante esse processo de retorno os acadêmicos devem fazer o uso de máscara, óculos e de jaleco, sem nenhum contato com pacientes.

Na aula da última sexta-feira, 17, os alunos aprenderam algumas técnicas do pilates. Segundo a professora o retorno dos alunos foi positivo, visto que a maioria compareceu as aulas e realizando os devidos cuidados em sala de aula. “Desde o retorno, estou me sentindo muito segura aqui na UFN, por conta de todos os cuidados que estão tendo, desde a entrada, verificação da temperatura e do uso álcool em gel, além dos cuidados em sala de aula. Estou me sentindo bem em voltar com as aulas e por em prática tudo que foi estudado neste semestre” avaliou a acadêmica Bruna Cabral.