Acadêmicos promovem 1ª exibição do Cineclube Odysseia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/06/2023

Os acadêmicos dos cursos de História e Jornalismo da Universidade Franciscana promovem, neste sábado (1º de julho), a primeira exibição do Cineclube Odysseia. A temática da estreia é o terror, onde o filme exibido será ‘Espinha do Diabo’ do cineasta mexicano e vencedor do Oscar, Guillermo del Toro. A atividade ocorre às 13h45min, no ComLab (Sala 612B no Prédio 14 – Conjunto III) e é indicada para maiores de 18 anos.

O grupo do Cineclube Odysseia é formado pelos estudantes Cassiano da Rosa Chaves, Cícero dos Santos Lorena, Gabriel Villalba e Thales Barozo do curso de História. Juntamente com os acadêmicos do curso de Jornalismo: Guilherme Pregardier dos Santos, Nelson Bofill e Rubens Miola Filho. A ação tem a supervisão dos professores Bebeto Badke e Roselaine Casanova Corrêa. Esta não é a primeira vez que acadêmicos se envolvem na organização de um cineclube dentro dos espaços da Universidade.

O Cineclube Unifra (2003 a 2011) apresentou diferentes obras do cinema aos estudantes ao mesmo tempo que discutia as temáticas abordadas em cada filme. E foi, a partir deste projeto anterior, que surgiu a ideia para um novo cineclube organizado pelos próprios universitários. É o que comenta Rubens Miola Filho, do curso de Jornalismo, a respeito da ideia que surgiu quando ele e um colega observavam antigos cartazes no Laboratório Integrado de Comunicação (Linc): “Quando soubemos que já havia tido um cineclube na UFN, nos interessamos pela ideia. Mas não pensamos de imediato em colocar em prática, porém ficamos com isso na cabeça. Quando falamos em retomar as atividades, o professor Bebeto nos contou que alunos do curso de História também já tinha procurado ele”.

Assim, houve uma convergência de ideais mesmo com as turmas dos dois cursos não se conhecendo. “Gostamos muito de cinema e de debater sobre o tema e tínhamos a vontade de iniciar algum clube sobre isso na UFN. Quando optamos pelo cinema, conversamos com a professora Roselaine. Ela comentou conosco que o professor Bebeto já tinha criado um clube sobre cinema, mas que por ventura tinha se dissolvido. Então, foi aí que decidimos reativar o cineclube”, comenta Cícero dos Santos Lorena, do curso de História.

filme exibido nesta estreia foi escolhido por meio de votação entre os integrantes do Cineclube. “Cada um traz um filme, então debatermos e defendermos a obra cinematográfica de nossa preferência”, explica Cícero. Rubens destaca que na primeira reunião escolheram qual tópico iriam abordar e chegaram à conclusão da temática terror. O intuito é de que as atividades ocorram uma vez por mês, seguindo o mesmo modo de escolha. Além de talvez expandir as exibições para outros ambientes fora da Instituição.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo