Acadêmicos elaboram material didático para utilização de professores do Ensino Fundamental Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/07/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / História UFN

Acadêmicos do 1º semestre do Curso de História da Universidade Franciscana desenvolveram um material didático para auxiliar professores do Ensino Fundamental nas aulas por meio de plataformas digitais, implementadas pelos governos do Estado e Município, em função da Pandemia do Coronavírus.

A atividade foi proposta na disciplina de História Oriental I, coordenada pela Profa. Paula Simone Bolzan Jardim. A produção do material ficou por conta dos estudantes Amanda Bataglin, Patrick Sousa e Daniele Garcia, que criaram um material de qualidade e estética plástica, qual serviu de enredo para um vídeo paradidático sobre o Oriente Antigo.

O material trata-se de um produto pedagógico voltado para os alunos do Ensino Fundamental, que une diversas culturas do Oriente Antigo em um vídeo, servindo de apoio para aula de História do ensino básico.

O grupo explica que desenvolveu a atividade buscando uma maneira lúdica de explicar sobre as culturas vivenciadas na época, tendo como objetivo aproximar os alunos do Ensino Fundamental à cultura das civilizações orientais.

“Nosso trabalho se deu por vídeo conferências no Teams em horário de aula, inicialmente, depois com reuniões extras a fim de produzir roteiro de forma coletiva. Os materiais didáticos foram realizados pelos alunos e, a partir dos objetos prontos, sugeri fazermos um vídeo para unir a potencialidade do analógico ao digital. Produzimos um enredo e criamos à 8 mãos o roteiro do vídeo e um manual de dicas de uso do material”, explica a Profa Paula Jardim.

A docente teve o intuito de realizar a atividade, visando uma maior motivação dos estudantes, a seguirem descobrindo e explorando seus potenciais de forma criativa.

Os materiais foram criados por meio de reuniões online, onde cada um dos acadêmicos escolheram uma civilização do Oriente e montou um material didático sobre tal povo. E, a partir da união dos produtos, o grupo, juntamente da Profa Paula Jardim e do editor de vídeo do curso de Publicidade e Propaganda da UFN, Jonathan de Souza, elaboraram o audiovisual.