Acadêmicos do curso de Jornalismo da UFN lançam curta-metragem Paradoxo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/12/2018

Acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade Franciscana lançaram na noite de quarta-feira, 12 de dezembro, o curta-metragem Paradoxo, produzido durante a disciplina de Cinema II.

A noite de estreia aconteceu no Boliche Sports Bar, e contou com a presença dos atores e dos alunos envolvidos na produção audiovisual.

O curta se passa quando uma série de atropelamentos precisa ser solucionada pelo delegado Sam (Jader Guterres) e o assistente Jonas (Alexandre Menezes). O problema é que não há nenhuma pista nas cenas dos crimes que possam auxiliar os policiais a identificar e encontrar o assassino.

Enquanto isso, César (Rossano Martins) é o típico taxista de cidade pequena, curioso, mas que se dá bem com todos os moradores da região, e sempre sabe da vida de todos eles. É uma cidade repleta de segredos, e os terríveis acidentes fazem com que a vida dos personagens se cruzem.

Do elenco, também fazem parte a atriz Carla Rosa, como assistente do delegado, e Carlos Alberto Badke, como pai do César. O curta foi planejado e gravado durante o 2º semestre de 2018, sob orientação da professora Maria Cristina Tonetto, e direção da acadêmica Mariama Granez. A direção de fotografia fica por conta de Alexsandro Pedrollo, e a edição é de Jonathan de Souza.

O roteiro foi construído a partir da ideia apresentada por Luísa Peixoto, ainda durante o 1º semestre do ano. A história passou por algumas adaptações feitas em conjunto com toda a turma, resultando em uma construção coletiva.

Segundo a diretora do curta-metragem, a turma ficou aproximadamente dois meses trabalhando no roteiro, e que ao final desse processo, todos estavam muito contentes com o resultado. Neste semestre, foi produzido apenas um produto audiovisual na turma de Cinema II, composto pelos acadêmicos Luísa Peixoto, Gabriele Braga, Gabriel Leão, Leonardo Machado, Milena Dias, Vanessa Alves, Rafael Moreira, Luiza Rorato e Mariama Granez.

“Eu fiquei responsável pela direção do curta, e demorei um pouco até entender o meu papel na produção. Apesar da responsabilidade enorme e da correria, foi uma experiência maravilhosa, que fez com que eu me encontrasse e me apaixonasse mais uma vez pelo audiovisual. Foi um processo de muito trabalho e aprendizado. Acredito que o pessoal que esteve presente no lançamento gostou do resultado. E ver o nosso trabalho pronto me deixou muito feliz em ver que todo o esforço valeu a pena”, lembra Mariama, diretora do curta.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação