Acadêmicos do Curso de Enfermagem participam do Fórum 'Vacinas na Gestante' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/06/2019

Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana participaram do Fórum 'Vacinas na Gestante', realizado na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na última sexta-feira, dia 7 de junho. A professora e enfermeira Janine Vasconcelos levou a turma de Atenção Integral à Saúde da Mulher para participar da capacitação fornecida pela Secretaria da Saúde do município.

A disciplina de Atenção Integral à Saúde da Mulher trabalha com a saúde da gestante, do homem, do recém-nascido, da criança e do adolescente, lotada no 6º semestre do curso de graduação da UFN. Por conta disso, a professora Janine decidiu levar os seus alunos para participar da capacitação que teve como objetivo a promoção da vacinação nas gestantes.

A capacitação foi fornecida pela Secretaria de Saúde para profissionais que atuam em unidades de pré-natal e nas salas de vacinação da Atenção Básica, bem como para os demais profissionais da área da saúde. Na ocasião foram discutidos o desenvolvimento de ações de políticas públicas para as mulheres santa-marienses.

O Fórum 'Vacinas na Gestante' é ministrado pelo laboratório que fornece as vacinas ao Ministério da Saúde, e tem como objetivo sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância da vacina Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto (dTpa). Indica-se tomar a dose durante a gravidez, pois ela estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos que são transmitidos ao bebê por meio da placenta.

O evento promoveu um alerta para a comunidade quanto a importância da realização das vacinas nas gestantes, bem como na comunidade em geral, pois o município não alcançou o índice de vacinação desejado durante a campanha de vacinação. A proposta do encontro foi ressaltar que um calendário vacinal em dia diminui o índice de mortalidade infantil e materna.

“Sabe-se que é dever do estado, do município e, principalmente, dos profissionais da área da saúde, incentivar a comunidade a manter o calendário vacinal atualizado, bem como promover a saúde da comunidade e a erradicação das doenças através da vacinação”, ressalta Janine.

Imagens: Allysson Marafiga / CVSM