Acadêmicos desenvolvem projetos extensionistas em meio a pandemia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/10/2020

Os acadêmicos dos Cursos de Sistema de Informação e Ciência da Computação realizaram projetos extensionistas durante o primeiro semestre de 2020, na disciplina de Projeto Integrador I. A disciplina tem como objetivo proporcionar compreensão e a aplicação da base de Tecnologia da Informação (suporte tecnológico) em cenários que promovam a inclusão social.

Com base no objetivo, foi proposto aos alunos encontrar entidades sem fins lucrativos que desenvolvam atividades para a comunidade. O processo baseia-se em identificar as necessidades no dia-a-dia, desenvolvendo soluções digitais e tecnológicas que possam ser aplicadas e ensinadas, para melhorar seus serviços, aprimorando o rendimento diário e um maior controle em seus processos.

As disciplinas extensionistas possibilitam a aproximação da comunidade com a academia, além do aluno poder unir a teoria com a prática profissional através dos projetos com a comunidade. “Neste ano novas necessidades surgiram além de novas maneiras de trabalhar, proporcionando o aprendizado de novas tecnologias”, comenta o Prof. orientador da disciplina, Alessandro Mainardi.

No Curso de Ciência da Computação, a turma era formada por nove alunos que durante os 20 encontros realizaram o mapeamento das instituições sem fins lucrativos. A primeira instituição que a turma realizou suas atividades foi o Centro de Desenvolvimento Comunitário, CDC Estação dos Ventos. A instituição atende cerca de 70 pessoas, recebendo no turno da manhã crianças de até 12 anos, cedendo almoço e no turno da tarde, adolescentes com programas de inclusão, como capoeira. Além disso, oferece apoio social e psicológico para os participantes e suas famílias.

O Prof. Alessandro, explica que foi realizada uma visita ao local para levantar as demandas da instituição. Diante disso, foi constatado que a instituição possui três computadores, sendo que somente um tinha condições de funcionamento. Com base nisso, foi proposto a recuperação dos que estavam estragados e a criação de uma pequena sala de informática, onde se buscaria doações de computadores e material para o laboratório. A turma ainda notou a existência do site da instituição que estava desatualizado, assim também pensaram na atualização do mesmo. 

Como a instituição é mantida apenas por doações, foi criada a campanha para arrecadação de alimentos, roupas e materiais de construção, pois a Estação dos Ventos passa por reformas e ampliações. 

As campanhas de arrecadações seguem ativas. Mais informações podem ser acessadas no Facebook da Estação dos Ventos.



Abrigo Espírita Oscar José Pithan

Já a turma do Curso de Sistemas de Informação, formada por sete alunos, escolheu o Abrigo Espírita Oscar José Pithan, que é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 28 de agosto de 1949. É ao mesmo tempo uma entidade assistencial de amparo integral a idosos e uma Sociedade Espírita (Abrigo Espírita Oscar Pithan, 2020). Uma visita foi agendada, mas devido a pandemia não foi possível ser realizada.

O abrigo tinha como grande desafio, o controle do estoque, pois seu controle é feito por planilhas do Excel, o que pode ocasionar perdas de informação ou descontrole na inserção dos dados. Por tanto, a turma propôs um sistema computacional com fim específico para o gerenciamento do estoque, que forneça segurança, integridade com os dados e fácil acesso e controle para os usuários dele.

O sistema foi desenvolvido em PHP, utilizando Framework Bootstrapp juntamente com CSS e para gerenciamento dos dados foi utilizado o Banco de Dados Mysql Server. O sistema possui duas interfaces principais, sendo uma a listagem dos produtos cadastrados e na outra, relatório de produtos em estoque. O sistema está em fase de finalização e será disponibilizado para teses.

Outra necessidade do Abrigo é um software para o setor de Recursos Humanos. O objetivo do sistema é de realizar a gestão dos funcionários, controle de fluxo de entrada e saída de ferramentas/utensílios e controle de ponto. Foi realizado um projeto do software, o qual já está sendo implementado pelos alunos neste semestre. Para o auxílio das atividades administrativas foi realizado um manual para a utilização do Trello. O Trello é um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método “kanban”, muito usado no desenvolvimento com Scrum. 

Esse sistema permite a criação de diversos quadros, nos quais podem ser criadas quantas colunas quiser. Por fim, o Curso de Sistemas de Informação realizou outra atividade, criando um banner para a campanha de doação de alimentos para a Associação Colibri. 

O banner foi desenvolvido de forma colaborativa entre todos os alunos da disciplina. O Prof. Alessandro afirma que ao final desta disciplina de Projeto Integrador I, apesar dos desafios enfrentados pela pandemia, os 16 alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, conseguiram atender cerca de 250 pessoas de cinco entidades beneficentes de Santa Maria. Muitos projetos estão tendo continuidade em seu desenvolvimento durante o segundo semestre de 2020. 


Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo


Na disciplina de Projeto Integrador II, no curso de Ciência da Computação, estão sendo realizadas 4 ações:
- Implementação do Software de gestão de recursos humanos para o Lar Oscar Pithan;
- Criação de um Software de prontuário eletrônico para o abrigo; - Implementação de um sistema de irrigação automático para a horta da Associação Colibri. (está em fase de projeto);
- Criação da campanha de arrecadação de computadores e celulares com destino a estudantes das escolas públicas de Santa Maria, também em fase de implementação com a criação dos banners.

Entidades que abrigam os projetos de extensão 2020/02
Com o distanciamento social, foi necessário distribuir a turma em pequenos grupos para encontrar outras instituições, dessa vez, em uma conexão online.
Foram escolhidas:

Clinica Novo Tempo - uma clínica geriátrica, localizada no bairro Nossa Sra. de Lourdes. O levantamento da demanda foi realizado, onde foi definido que a instituição não necessita de recursos financeiros, sendo uma instituição filantrópica. Porém a mesma, necessita de um sistema de controle para evolução de prontuários, então foi sugerido que o mesmo poderá ser desenvolvido no segundo semestre, durante a disciplina de Projeto Integrador II.

CEDEDICA - uma organização não governamental, que atua no apoio à formação dos operadores na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, além de realizar ações na área de proteção à criança e ao adolescente que se encontram no sistema de garantia de direitos. A instituição necessita de doações com relação financeira, diante disso, foi dado auxílio para a criação de uma “vakinha” online.

Associação Colibri - a associação presta atendimento para habilitação com objetivo de contribuir para a realização dos plenos direitos das pessoas com Necessidades Especiais (NEs) e desenvolvimento das suas potencialidades como fator de auto-realização, vida independente, exercício da cidadania e inclusão social. A instituição foi abordada pelos dois cursos, mas os acadêmicos de Ciência da Computação realizam um banner com as ações da instituição para facilitar a visualização de suas ações.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação