Acadêmicos de Terapia Ocupacional criam jornal no Convento São Francisco de Assis Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/12/2018

Acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana deram início a um novo projeto no Convento São Francisco de Assis, durante o segundo semestre de 2018.

Sob orientação da professora Luise Queiroz, os alunos de estágio produziram um jornal da Terapia Ocupacional no Convento. Essa é a primeira edição do impresso, que deve continuar sendo produzido pelas próximas turmas do curso.

Ele foi realizado pelos acadêmicos Luana Ramos, Luana Dambros, Victória Cabrera e Vinícius Bevilaqua, que foram coordenados pela professora Luise Queiroz, responsável pelos estágios no Convento São Francisco de Assis há mais de um ano. O local recebe os acadêmicos do curso para a realização de trabalhos em grupo, e atendimentos individuais.

“Eu sempre tive vontade de realizar outros trabalhos e projetos nesse local, por perceber como somos valorizados pelas irmãs que moram lá. Sentia que deveria dar um retorno a mais para elas, além dos atendimentos realizados, construir algo que valorizasse as potencialidades e história dessas irmãs. Então resolvi colocar em prática a criação do jornal, e quando levei essa proposta aos estagiários, eles literalmente abraçaram a causa, e se dedicaram muito para termos ainda nesse semestre a primeira edição”, lembra Luise.

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção nas áreas da saúde, educação e na esfera social. A gerontologia é onde o profissional atua com a saúde da pessoa idosa.

Era um dos objetivos da coordenadora dos estágios, aplicar uma nova estratégia de avaliação em que os alunos se aproximassem desse campo de uma maneira diferenciada, realizando pesquisas e compreendendo a importância de sua atuação nesse espaço.

Fazem parte dos objetivos do terapeuta ocupacional que atua com a saúde do idoso, integrar a pessoa em idade avançada à sua própria comunidade, tornando-a o mais independente possível, e manter o nível de funcionalidade, alterando o ambiente se necessário.

Durante o semestre, os estagiários tinham uma hora por semana voltada para a construção do jornal. A primeira edição do Jornal da Terapia Ocupacional traz um conteúdo geral sobre a história do surgimento da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, e sobre os serviços oferecidos pelo terapeuta ocupacional.

“As irmãs, de um modo geral gostam muito do trabalho realizado pelo curso de Terapia Ocupacional. Elas sempre relatam a importância das atividades desenvolvidas, tanto para aspectos cognitivos, motores e principalmente sociais. Na entrega do material elas ficaram muito felizes ao se verem no jornal, elas se sentem valorizadas” destaca a professora Luise.

A coordenadora do estágio afirma ter ficado muito feliz com o resultado da primeira edição do Jornal da Terapia Ocupacional, e também com o empenho dos acadêmicos ao longo do processo de construção e envolvimento. Ela ainda revela que o jornal deve ter uma nova edição a cada semestre, abordando outras situações do cotidiano do profissional no local.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação / Arq. pessoal