Acadêmicos de Publicidade e Propaganda realizam oficina de fotografia na E.B.E. Paulo Lauda Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/06/2019

Acadêmicos do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana finalizaram o projeto extensionista aplicado durante a disciplina de Comunicação Comunitária II, trazendo os alunos da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda para conhecer o estúdio de fotografia da IES. Ao longo do primeiro semestre de 2019, os acadêmicos ministraram aulas práticas e teóricas de fotografia para alunos do 1º ano do ensino médio da escola.

Os projetos de Comunicação Comunitária II foram apresentados para a diretora da E.B.E. Paulo Lauda, Mariana Soares, e para os alunos. Desde então, eles passaram a aplicar as dinâmicas por eles elaboradas, sob orientação da professora Cristina Jobim, docente de Publicidade e Propaganda da UFN.

O grupo responsável pelo projeto “Perspectiva”, composto pelos acadêmicos Theodor Gonçalves, Daiane Rocha, Argos Miron, Renan Caetano e Carla Bortoluzzi, realizou uma oficina de fotografia com os estudantes. O objetivo da atividade é apresentar ações que visam a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“A partir de uma constatação da diretora da escola, a gente entendeu que muitos dos alunos saem da escola direto para o mercado de trabalho sem muita perspectiva de futuro. Eles costumam se estabelecer financeiramente realizando uma atividade, um trabalho comum, e se acomodam, sem pensar em uma graduação, por exemplo. Para mudar essa ideia, a gente apresentou a possibilidade de trabalhar com a arte, e se permitir sonhar”, explica Carla Bortoluzzi.

O projeto “Perspectiva” deu aulas de manuseio, conceitos e técnicas básicas de fotografia, entre elas, o trabalho com a perspectiva, que permite tornar uma pessoa ou objeto fotografado parecer maior ou menor do que ele realmente é.

O grupo também organizou um workshop com a fotógrafa Fernanda Bona, que falou sobre o seu trabalho e realizou uma sessão de fotos com a técnica de projeção, onde os alunos que participam da oficina foram modelos e fotógrafos.

“A fotografia é uma paixão, um hobbie em comum entre todos nós, então quando a gente pensou no que faria para trabalhar com os alunos, não tivemos dúvida do que seria. O objetivo é causar uma mudança na perspectiva sobre a vida profissional de cada um através da fotografia”, avalia Daiane Rocha.

A visita ao Laboratório de Fotografia e Memória da UFN ocorreu na tarde do dia 12 de junho, onde os acadêmicos de Publicidade e Propaganda e os alunos que integraram as atividades se reuniram para a finalização da oficina de prática fotográfica. Os estudantes participaram de uma sessão de fotos no LABFEM e da captação de um vídeo-case que fará parte do projeto. No vídeo, cada integrante definiu com suas palavras o que é a fotografia, classificando-a como uma forma de expressão e, também, uma outra forma de ver as coisas.

As fotografias realizadas no estúdio projetaram os registros que foram produzidos ao longo das oficinas, e cada integrante obteve um retrato seu. O resultado final do projeto “Perspectiva” será exposto na E.B.E. Dr. Paulo Devanier Lauda, assim que o material ficar pronto. Os acadêmicos de Publicidade e Propaganda defendem seu trabalho para a banca que avaliará as atividades no dia 2 de julho.

Texto e imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom