Acadêmicos de Publicidade e Propaganda realizam atividade em escola Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/07/2019

Acadêmicos do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana realizaram uma atividade que desafiou os alunos a utilizarem conhecimentos adquiridos em semestres anteriores para aplicar uma atividade que busca atrair novos consumidores através de uma nova marca, e a renovação de estratégias e ideias. A ação trabalhou o conceito de reinvenção com os alunos da Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, do município de Nova Palma.

A disciplina de Experiência de Marca, oferecida durante o 8º e último semestre do curso de Publicidade e Propaganda, busca colocar os acadêmicos a pensarem no mercado de trabalho, e criarem experiências que chamem a atenção dos consumidores, já que com o passar dos anos as marcas precisam ser reinventadas e necessitam criar novas estratégias para atingir o seu público, que se transforma constantemente.

Os alunos da disciplina planejaram, coletivamente, durante o semestre, uma experiência intitulada “A Porta”, que foi executada na Escola Estadual de Educação Básica Tiradentes, no município de Nova Palma.

O primeiro contato que os acadêmicos tiveram com os alunos foi através de um questionário, com perguntas de cunho cultural. O questionário foi aplicado com o intuito de conhecer o contexto no qual os estudantes do 3º ano da escola estavam inseridos.

A partir das respostas obtidas, a experiência começou a ser desenvolvida. A ideia da atividade teve como intuito, desde sempre, desenvolver uma experiência que englobasse os cinco sentidos, tais como: a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato.

O nome da experiência, “A Porta”, surgiu através de uma dinâmica em grupo chamada de “brainstormings coletivos”. Com isso, a ideia foi pensada a partir do conceito de como o mundo é feito de inúmeras possibilidades, e já que o trabalho foi realizado com alunos de ensino médio, compreendeu-se que existem muitas portas a serem abertas. Neste sentido, o nome do slogan contextualiza a ideia das possibilidades que o futuro reserva, surgindo a marca “A Porta: A oportunidade bate só uma vez”.

A experiência contou com 14 alunos da Universidade Franciscana, que se dividiram em vários setores para realizarem a atividade, e teve a supervisão da professora e coordenadora da atividade, Caroline de Franceschi Brum. A apresentação da atividade para os alunos da escola foi dividida em dois momentos: o primeiro, envolvendo a apresentação do curso, e o segundo, envolvendo as estações dos sentidos. Além disso, os acadêmicos aproveitaram a oportunidade para apresentar os seis laboratórios que fazem parte do curso de Publicidade e Propaganda: GEMA, LABFEM, LABTOM, LAPEC, LAPPA e LINC.

Ficha Técnica dos participantes:
Ana Carolina Dias: Estação natura e organização;
André Moreira: Apresentação do curso e organização;
Bruna Birrer: Estação delivery e organização;
Cíntia Piovesan: Lobby;
Estéfani Corrêa: Estação Sicredi e organização;
Gabriela Oliveira: Lettering;
Larissa Bilo: Fotografia e organização;
Laura Piccin: Estação Camnpal e organização;
Mateus Prade: Peças fotográficas e organização;
Matheus Silveira: Estação Melissa e organização;
Pâmela Mello: Estação da Coca-Cola e organização;
Ricardo Acosta: Logística e organização;
Yury Corrêa Paim: Direção de arte e organização.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: divulgação / PP