Acadêmicos de Odontologia são premiados em Congresso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/09/2018

Um grupo de acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Franciscana conquistou o 2º lugar, na categoria painel-pesquisa, no 8º Congresso de Odontopediatria APDC-APO.

O trabalho final de graduação “Prevalência de Cárie Dentária em Gestantes e Fatores Associados”, produzido por Taciane Berguemaier, conquistou o prêmio em um dos eventos mais renomados da área odontológica, que teve como tema os “Novos Rumos da Odontopediatria Integrada – Da Gestão à Adolescência”.

A pesquisa é um estudo de corte, onde foi avaliada a condição bucal das gestantes e seus filhos, até os 5 anos completos de idade. A egressa do Mestrado em Saúde Materno Infantil Gabriela Bohrer Bolsson, que foi co-orientadora de Taciane, explica que na prática, o grupo fez visitas às unidades de saúde do município, onde avaliavam o nível socioeconômico, qualidade de vida e condições clínicas bucais e, também, a ansiedade perante o tratamento e o acesso à serviços odontológicos.

Segundo a integrante do grupo de pesquisa, os resultados obtidos buscam aferir as relações da saúde bucal da mãe e da criança, podendo oferecer um retorno para a saúde pública de Santa Maria.

Quem apresentou a pesquisa foi o também acadêmico de Odontologia, Rafael da Rosa Grasel. “Quem avaliou o nosso trabalho foi Fausto Mendes, docente da Universidade de São Paulo – USP, considerado uma referência na área da odontopediatria. Apesar do nervosismo, foi muito bom mostrar para as pessoas que temos um forte grupo de pesquisa aqui”, afirmou.

O grupo de pesquisa é composto por um grande número de alunos da graduação e do Mestrado em Saúde Materno Infantil e tem como responsáveis as professoras Patrícia Pasquali Dotto, e Bianca Zimmermann Santos.

Professora Bianca explicou que o grupo trabalha junto nas coletas de dados e cada um dos alunos fica responsável por um tema dentro desse contexto para trabalhar e fazer sua pesquisa. A partir daí, surgem diversos projetos de iniciação cientifica, trabalhos finais de graduação e, até mesmo, dissertações de mestrado.

“Essa premiação é importante pelo fato de inserir os acadêmicos de Odontologia e a Universidade Franciscana em uma disputa de pesquisas a nível nacional, onde pesquisadores de todo país apresentam trabalhos de alto nível. Nós pudemos mostrar que também fazemos pesquisas de alto nível. Somos Universidade por que temos essa competência, também”, ressaltou a docente.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein