Acadêmicos de Jornalismo realizam cobertura de torneio internacional de Padel Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/04/2023

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) realizaram na última semana, a cobertura do primeiro torneio internacional A1 Padel realizado no Brasil. O evento ocorreu em Santa Maria, no Clube Recreativo Dores, iniciando na terça-feira (11) e finalizando no domingo (16). A cidade foi escolhida como sede do evento devido a influência do esporte no estado e por contar com ótimas estruturas de quadras disponíveis. O campeonato foi promovido pelo Complexo de Esporte e Lazer (CESLA) e já passou por países como Argentina, Espanha, México, Mônaco, Panamá, Suécia, Bélgica, Portugal, Hungria, Paraguai e África do Sul.

Os acadêmicos Lucas Acosta, Aryane Machado e Luiza Maicá participaram da cobertura de todos os dias do evento, com publicações de textos diários para o site da Agência CentraSul de Notícias e com entradas ao vivo na RádioWeb UFN por meio das redes sociais do programa esportivo Titular da Rede. Durante os seis dias puderam entrevistar jogadores estrangeiros e brasileiros, o público que esteve presente e, também, fizeram contato direto com comunicadores que também estavam prestigiando o torneio.

A universitária do 1º semestre, Aryane Machado, explica que foi uma experiência única pois se interessa bastante pelo Jornalismo Esportivo e, para ela, participar deste momento foi incrível e jamais será esquecido: “Não pensava em viver isso no 1º semestre de faculdade”. Para Luiza Maicá, que também está no semestre inicial do curso, atuar em uma cobertura deste nível parecia algo distante, pois acreditava que era uma experiência que só seria possível no final da Graduação. “Logo no início da universidade pude participar, como imprensa, de um torneio tão grande quanto esse. Foi importante para trazer mais certeza que eu estou no curso certo para mim, foi uma semana cheia de aprendizados e lembranças que marcaram o início da formação”, acrescenta.

Já para Lucas Acosta, estudante do 7º semestre, a experiência foi incrível, principalmente por ele ser apaixonado por esportes. “Para mim foi uma experiência surreal estar perto das pessoas que eu admiro, conseguir falar com elas e entrevistá-las. Estar num evento desse tamanho é uma experiência que eu vou guardar pra vida inteira. Tenho que agradecer à UFN por possibilitar a nossa participação, eu achei que era muito difícil ter esse acesso e realmente é por ser um evento internacional”, ressalta o acadêmico.

Lucas também explica como foi a participação no evento: “Algumas entrevistas foram para o reels do Instagram do Titular da Rede, mas a maioria foram para os stories onde tem mais alcance. Além de atualizar sobre os jogos, como quem ganhava um pouco de alguns lances legais do pessoal acompanhar”. O acadêmico também comenta sobre que o que mais o surpreendeu foi ver o quanto os jogadores foram acessíveis para entrevistas, fotos e conversas: “Eles estavam sentados do nosso lado, estávamos num lugar privilegiado também, tivemos acesso a tudo então foi o que facilitou nessa cobertura”.

Entre os entrevistados pelos acadêmicos está uma das referências no esporte, o santa-mariense Marcello Jardim, que chegou a ser o 3º do ranking por três anos seguidos (de 2004 a 2006), no World Padel Tour. Atualmente, aos 49 anos, ocupa a 127º colocação, Liga que reúne mais atletas europeus. Também foram realizadas entrevistas com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; com a influenciadora digital Ana Luiza Dalpont, do projeto Curta Padel ; e com o jornalista do Grupo RBS, Rafael Diverio.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Jornalismo