Acadêmicos de Jornal e PP participam da organização da Feira do Livro Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/09/2020

O mês de outubro traz consigo um dos eventos culturais mais importantes da região, a Feira do Livro de Santa Maria. Mesmo com a pandemia do Covid-19, a organização do evento realizou modificações e adaptações e optou pela modalidade virtual para levar a feira ao público.

A 47º Feira do Livro de Santa Maria será realizada entre os dias 1º e 10 de outubro, diante do slogan “A leitura conecta gerações e a feira do livro se conecta com você”. A feira é uma realização da Universidade Franciscana, da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, Universidade Federal de Santa Maria, e a 8º Coordenadoria Regional de Educação.

A Universidade Franciscana tem participação com os acadêmicos do Curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que desde 2004, desempenham de forma voluntária a assessoria de imprensa do evento.

O trabalho realizado pelos acadêmicos é relacionado a disciplina de Assessoria de Comunicação Integrada, orientado de forma multidisciplinar pelos professores Carlos Alberto Badke e Taís Steffenello Ghisleni.

A Profa. Taís explica que a disciplina trata dos processos comunicacionais nas organizações, da comunicação integrada de marketing, do planejamento em comunicação e também da assessoria de imprensa e gestão da comunicação de uma forma geral. “É uma disciplina de caráter extensionista e nela a gente, junto aos alunos, prepara e organiza atividades de sustentação que envolvem a Assessoria de Comunicação da Feira do Livro de Santa Maria”, comenta a docente.

Os alunos efetuam a cobertura online com textos e fotos que serão publicados no Site da Feira, Facebook e Twitter. Há a possibilidade de acompanhar a Feira pelo Instagram, e neste ano, por Podcast, com intuito de desenvolver mais conteúdo ao público, principalmente neste momento de distanciamento.

Aluno voluntário

Nem sempre a feira do livro acontece no mesmo período de execução da disciplina de assessoria, nesse caso é aberto o ingresso de maneira voluntária com propósito de o aluno participar da equipe, além de poder participar por mais de um ano.

O aluno de Jornalismo, Gianmarco de Vargas, do 6º semestre, é responsável pela administração do site da feira, desde 2019. Ele é responsável por desenvolver a organização e inserção dos dados e planejamento das edições da Feira do Livro, bem como pela estrutura do site.  “Me sinto feliz por poder estar contribuindo de certo modo, e por estar agregando positivamente para tal”, comenta Gianmarco.

Já a acadêmica de Publicidade e Propaganda, Vitória Machado, do 5º semestre, participa pela primeira vez e relata ser uma tarefa bem interessante e ao mesmo tempo desafiadora. Para ela é muito satisfatório saber que está auxiliando a nova edição do evento, sendo esse, em um formato totalmente inédito e inesperado. A experiência é tão satisfatória que até quem está prestes a pegar seu diploma quer participar antes de se formar.

A graduanda de Jornalismo, Milena Bittencourt, do 8º semestre, está realizando a disciplina integrada. Para a futura jornalista está sendo um grande desafio participar da assessoria da feira do livro, pelo fato da realização ser online este ano. “Estamos acostumados em realizar pautas, entrevistas na feira todo ano, no modelo presencial… Precisamos nos adaptar, nos reconstruir, mas como tudo que é novo precisa se desconstruir de um modelo padrão para um novo modelo”.

47º Feira do Livro de Santa Maria

A abertura será dia 1º de outubro e poderá ser acessada via live no Facebook e Youtube da Feira a partir das 19h, onde na ocasião será feita uma homenagem ao Patrono Guido Isaia.

A feira que será realizada forma híbrida. Conta com atrações via redes sociais e com lançamento e sessões de autógrafos presenciais, contemplando os protocolos de segurança. Além de atrações nacionais em destaque como, Djamila Ribeiro, Débora Noal, Laurentino Gomes e Lázaro Ramos.

? Este ano o Patrono da Feira é, Guido Cechella Isaia, empresário e um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados.
? O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha, Doutor em Filosofia pela UFRGS e Professor aposentado da UFSM.
? A Professora homenageada é Laura Maria França Fernandes, que trabalhou na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes e, atualmente desenvolve suas atividades na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi.
? E por fim, o homenageado é Carlos Alberto Bellinaso, autor de dezenas de livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria. Bellinaso faleceu em 2019.

A programação completa com atualizações diárias e notícias podem ser acessadas no Site da Feira do Livro

O acompanhamento do evento online pelo YouTube (459)
Feira do Livro de Santa Maria - RS - YouTube e no Facebook https://www.facebook.com/feiradolivrosm.

Além disso, siga e acompanhe a Feira do Livro, nas suas redes sociais, Instagram http://instagram.com/feiradolivrosm e Twitter http://twitter.com/feiradolivrosm .

Este ano tem também Podcast do UniArtes na Feira do Livro, todos os anos e pode ser acessada no Spotify, Spotify – Rádio Web UFN | Podcast no Spotify.

Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Edição: Assecom