Acadêmicos de Engenharia Biomédica participaram de projetos apresentados no Valida TecCofen Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/07/2023

No dia 6 de julho (quinta-feira), ocorreu a apresentação de sete produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos por estudantes do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN), durante o evento ‘Valida TecCofen’. Entre os projetos desenvolvidos e apresentados, cinco contaram com a participação de acadêmicos do curso de Engenharia Biomédica durante o processo.

Os cinco produtos que tiveram participação dos acadêmicos foram: Curativo: polímero antiaderente, com a estudante Carollina Fagundes Mafaldo; Aplicativo móvel de apoio ao cuidado de recém-nascidos em ambiente domiciliar e Fortalece pré-natal, com o estudante Miguel Machado Cezar; Caixinha do poder, com a aluna Lourdes Maria Muraro Favarin; e Help Feridas, com o aluno Vinicius Bronzatto Friedich.

O coordenador do curso de Engenharia Biomédica, professor Luiz Fernando Rodrigues destaca que existe uma importância muito grande na interação entre alunos da pós-graduação com alunos da graduação pela troca de conhecimento. É muito interessante porque os alunos do curso estudam para desenvolver tecnologias para a área da saúde e essa interação direta com profissionais, com certeza é um grande enriquecedor para a vida pessoal e profissional deles porque como engenheiros biomédicos, no futuro depois de formados, eles vão interagir com enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, dentistas e tantos outros, para a criação e desenvolvimento de novas tecnologias”, explica o docente.

A acadêmica do curso de Engenharia Biomédica Carollina Fagundes Mafaldo afirma que aprendeu e cresceu muito como profissional participando do projeto, estudando assuntos diferentes das disciplinas do curso e sendo responsável por realizar experimentos de laboratório no desenvolvimento do projeto. “Foi uma experiência prática bastante enriquecedora, achei interessante juntar o mestrado com alunos de iniciação científica, para compartilhamento de ideias e perspectivas depois da graduação Realmente adquiri conhecimentos muito valiosos pra minha formação como estudante de Engenharia Biomédica”, ressalta a a estudante.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Márcia Pilar/Jornalista