Acadêmicos de Enfermagem realizam ações solidárias no HCS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/01/2021

A disciplina de Atenção Integral à Saúde do Recém-Nascido, da Criança e do Adolescente, do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana, possibilitou que os acadêmicos realizassem ações no encerramento do último semestre de 2020. Os acadêmicos do 6º semestre participaram de atividades teórico-práticas na Unidade Santa Izabel, maternidade do Hospital Casa de Saúde.

Ao final da disciplina, os alunos foram orientados a realizar uma ação de acordo com as necessidades da Unidade. Pensando no bem-estar dos pacientes que a turma, dividida em dois grupos, idealizou produtos de tamanha utilidade para a maternidade. O primeiro grupo, composto por Carine Bissacot, Gicelle Martelli, Kelvin Marque, Jonas Quadros e Munah Saleh, confeccionaram protetores oculares para bebês submetidos ao tratamento de Hiperbilirrubinemia.

Os protetores oculares são destinados aos bebês que passam por esse tratamento, que são colocados para banho de luz por meio de fototerapia. Esse processo consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizado em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele.

O grupo explica que os óculos funcionam como tiaras para cabelo. Na sua criação foi utilizado camadas de tecidos escuros por dentro, impedindo a passagem da luz aos olhos do bebê.

“Como acadêmicos, vimos a necessidade de criar estratégias que auxiliem as mães que acompanham seus bebês internados para Fototerapia. Muitas ficam chorando porque acham que tal procedimento está machucando seus filhos. Com isso, trouxemos essa proposta para diminuir o medo e a insegurança das mesmas”, explicaram os integrantes do grupo.

Já o outro grupo, composto por Wagner Mazzaro, Eduardo Machado, Eronis Gomes e Karol Tolfo, diagnosticou a necessidade de colchões para os bebês recém-nascidos e com muita pró-atividade buscaram parcerias para a aquisição de material e a confecção deles.

Durante todo o semestre, os acadêmicos tiveram as orientações da Profa. Janine Vasconcelos, ligada à área da saúde da mulher, e das Professoras Regina Costenaro e Rosiane Rangel, que tem mais conhecimento da vivência com os cuidados aos recém nascidos.

Segundo a Profa. Regina, a disciplina proporcionou aos alunos que fosse vivenciado a realidade dentro do mesmo campo prática a Maternidade do HCS de acordo com o referencial dado em aula.“Dentro da maternidade vimos que existe sim uma fatia da sociedade que tem suas necessidades financeiras e eles nos proporcionaram a ver os quão humanos somos e precisamos ser mais, com ou sem pandemia”, relata o acadêmico Wagner.

Assim como Wagner, o grupo todo aprendeu na disciplina não somente questões profissionais, mas também valores humanos e éticos, tendo em vista que a carreira de Enfermagem vai muito além da teoria vista em sala de aula. Desse modo, o objetivo das docentes foi alcançado, promover conteúdo e pôr em prática, inserindo o acadêmico de fato em seu meio de trabalho, dando a chance de ver a real necessidade.

O aluno, Eronis, acredita que esta corrente do bem pode se perpetuar nos próximos semestre, afetando os novos estudantes que passarão por esse campo de prática, tendo em vista uma atividade que não será esquecida pelas professoras e nem pela unidade da maternidade do HCS.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Enfermagem UFN