Acadêmicos de Enfermagem da UFN ministram palestra na Base Aérea Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/07/2019

Um grupo de acadêmicos do 4º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana ministrou uma palestra de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar para a Ala 4, também conhecida como Base Aérea de Santa Maria. O grupo, composto por 6 alunos, faz parte da disciplina de Saúde Coletiva II, ministrada pela professora Keity Lais Siepmann Soccol.

De acordo com a docente, o convite para a realização da palestra foi feito por um ex-aluno. A atividade ocorreu na manhã do dia 14 de junho e contou com a participação de aproximadamente 90 recrutas que foram recentemente convocados a prestar o serviço militar obrigatório.

A sugestão do tema debatido na palestra veio da tenente Tatiana Andrade Moreno, do Serviço Social da Ala 4. A partir desse pedido, um grupo composto por estudantes de enfermagem abordou assuntos como: doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção de uma gestação não planejada, bem como o planejamento familiar.

Para diminuir a vergonha e incentivar a participação dos presentes, foi disponibilizada uma caixa para a elaboração de perguntas de forma anônima. “Nós ficamos muito contentes com os resultados da nossa intervenção, pois houve muita participação, e isso era exatamente o nosso objetivo: sanar as dúvidas que poderiam haver a respeito desses temas, que são os que a gente trabalha em aula, na minha disciplina”, finalizou a docente.