Acadêmicos de Design de Moda realizam oficina em escola municipal de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/09/2019

Imagens: divulgação / Moda UFN

Acadêmicos do curso de Design de Moda da Universidade Franciscana realizaram um projeto na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Dalla Corte, em Santa Maria. A oficina intitulada “Moda e Consumo Sustentável” faz parte do projeto ECICLA, vinculado à disciplina extensionista de Projeto de Adornos e Assessoria e Tecnologia dos Processos Têxteis e Sustentabilidade.

O projeto ECICLA trata-se do desenvolvimento de acessórios a partir de materiais descartados ou que se encontram em desuso. Com a proposta de desenvolver bolsas, os integrantes do projeto trabalharam com banners de lona. A ideia foi transformá-los em banners em bolsas, com o propósito de ensinar os jovens participantes da oficina que qualquer material, sendo bem estudado e pesquisado, pode se tornar um item diferenciado na área da moda.

O projeto de extensão ocorreu no primeiro semestre de 2019, onde os acadêmicos puderam pesquisar, realizar testes de material, costurar e criar uma linha de bolsas, após a criação e o desenvolvimento das peças pilotos. Já a partir do mês de agosto, o projeto foi aplicado na prática, onde realizaram oficina para ensinar os alunos da escola a transformarem a lona em pequenas bolsas ou diferentes acessórios, como pulseiras, choker e entre outros.

Os acadêmicos puderam mostrar para os alunos da escola como a moda pode ser um diferenciador criativo e de empreendedorismo. Um exemplo disso, foi o processo de customização, onde o mesmo foi realizado em peças de roupas dos próprios estudantes.

Além disso, houve uma parceria com a Precious Plastic Santa Maria, que auxiliaram no mesmo objetivo: o de transformar um material que pode estar em desuso, em algo diferenciado, até mesmo como uma fonte de geração de renda.

Participaram da oficina 9 acadêmicos, com a orientação dos professores Hélen Kerkhoff, Rubiana Sandri e Álisson Fernandes. A ação contou com a participação de 55 alunos do 5º a 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Dalla Corte.