Acadêmicos de Biomedicina promovem trote solidário em 2021 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/03/2021

O curso de Biomedicina da Universidade Franciscana (UFN) programou para este 1º semestre de 2021, uma atividade voluntária para o ingresso dos novos calouros. Planejado pelos estudantes do terceiro semestre, um trote solidário foi realizado na manhã da sexta-feira (19) e sábado (20), com objetivo de abordar a relevância das doações de sangue. A proposta foi realizada no Hemocentro de Santa Maria, entre veteranos e ingressantes da Biomedicina.

Responsáveis pela ideia, os acadêmicos optaram pela iniciativa a fim de conscientizar de maneira coletiva a importância do ato. O cronograma para realização das ações foi planejado de modo com que se respeitasse as medidas de distanciamento social. Durante as duas manhãs, a ida dos estudantes ao Hemocentro foi realizada, de modo com que um doador fosse atendido a cada 30 minutos.

Alguns dos acadêmicos integrados na organização da proposta já eram doadores de sangue, motivo que auxiliou na sugestão. “Alguns dos nossos alunos são estagiários do Hemocentro e já haviam feito campanhas neste ano para incentivar o aumento no número de doadores. Agora, juntamente desta atividade com os calouros, buscamos conscientizar as pessoas sobre a magnitude do exercício”, comentou Minéia Blattes, coordenadora do curso de Biomedicina.

A docente ainda reitera, igualmente, que o ato deve partir do doador, que deve estar consciente que se trata de uma ação voluntária: “As pessoas devem ter a convicção de que a doação de sangue é anônima e altruísta, não envolvendo remunerações”. Estratégia esta que é incentivada pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados e pelo Ministério da Saúde.

Conheça o curso de Biomedicina da UFN

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo UFN