Acadêmicos de Administração realizam trabalho na Casa Papa Francisco Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2023

A turma da disciplina de Gestão e Negócios do curso de Administração da Universidade Franciscana (UFN), realizou uma visita na Casa Papa Francisco, no dia 9 de maio (terça-feira). Juntamente com o professor Lucas Almeida dos Santos, iniciaram o desenvolvimento do projeto de curricularização da extensão universitária.

A Casa Papa Francisco foi inaugurada em 18 de junho 2021, na cidade de Santa Maria, sendo uma iniciativa do Arcebispo Dom Leomar Antônio Brustolin. No espaço estão residindo atualmente os freis da Fraternidade o Caminho, tendo suas portas abertas para todos os que mais precisam, especialmente a população em situação de rua. Dentre as muitas ações desenvolvidas, a Casa oferece à população banho quente, café e janta, uma lavanderia disponível e outros apoios, visando auxiliar cada irmão e irmã que sofre a resgatar sua dignidade humana.

Assim, em primeiro momento, os acadêmicos fizeram um diagnóstico das demandas da Casa, por meio de uma visita guiada e entrevista com o Frei Leonardo e o Frei Heitor. Os quais forneceram informações acerca do trabalho desenvolvido na Casa, o público atendido, os desafios e planejamentos, além das demandas que a Casa possui no momento. Ainda, após esse diálogo, os estudantes identificaram três demandas e necessidades que serão trabalhadas neste projeto de extensão que envolvem: planejamento e gestão, marketing e ferramentas administrativas de controle.

Este projeto também almeja desenvolver nos estudantes uma consciência crítica e reflexiva do papel do profissional de Administração frente às demandas sociais e a sensibilização da comunidade acadêmica na busca por uma sociedade mais solidária. Salienta-se que atividades como esta colocam aos estudantes um ambiente rico em práticas, no qual há uma articulação dos saberes construídos por meio do ensino e pesquisa desenvolvidos na instituição, visando impactar o território atendido.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Administração