Acadêmicos da UFN produzem podcasts disponíveis no Spotify e SoundCloud Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/06/2019

A partir de uma proposta do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, estudantes da graduação estão em processo de desenvolvimento de podcasts com temas variados. 

Os podcasts foram produzidos na disciplina de Jornalismo Digital II e Jornalismo e Mídias Sociais, que compõem o Projeto Integrador do curso. A partir disso, o objetivo é integrar conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades práticas de produção de conteúdo e de gestão de mídias sociais. Os produtos estão sendo disponibilizados na plataforma online do Spotify, SoundCloud e outros.

O podcast funciona como uma espécie de programa de rádio, porém a sua diferença, e também a sua vantagem, é o conteúdo sob demanda. Isso significa que o programa pode ser ouvido quando, onde e como o ouvinte puder.

Quem coordena o Projeto Integrador do curso de Jornalismo é o professor Maurício Dias, responsável pelas duas disciplinas que o compõem. Além do podcast, os acadêmicos também criaram uma conta no Instagram individual para cada um deles, para divulgar suas produções.

“Os temas são associados às mídias digitais. O podcast precisa abordar, em quatro episódios de até 15 minutos, um diferente aspecto desse mesmo tema. Já no Instagram, é preciso trazer um conteúdo próprio, ou a partir de curadoria digital, tanto para o feed, quanto para os stories. É necessário monitorar os acessos, verificar as ações e avaliar ajustes, com o objetivo de engajar o público a participar”, explica Maurício.

Além dos trabalhos produzidos no Projeto Integrador do curso, estudantes de jornalismo e de outros cursos da IES se reuniram para produzir podcasts também. Eles foram produzidos na disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo e agora, foram transformados em pesquisa científica e projeto de extensão. São eles o 'Podcast Conceição' e 'Joga Comigo?', respectivamente

Abaixo, confira o funcionamento de cada um deles:


Podcast Empreende Aí 

O “Empreende Aí” é um projeto que abrange os conteúdos da área de marketing e empreendedorismo. Composto por podcasts, notícias, fotos, vídeos e tutoriais e dicas para começar a empreender, o programa é destinado para profissionais que trabalham na área, ou para pessoas que desejam abrir um negócio.

Os acadêmicos responsáveis pela página são Gianmarco Vargas, Joedison Dornelles e Matheus Avello. De acordo com eles, o tema abordado foi escolhido por estar em alta no dia-a-dia. Eles pretendem mostrar que através de atos como crescer, produzir e desenvolver com esforço e persistência, é possível começar um negócio. O podcasts estarão disponíveis no Spotify e na plataforma SoundCloud.


Podcast PrimaveraCast

O “PrimaveraCast” é um podcast sobre mídias alternativas e independentes. Durante os quatro programas, serão abordados os temas: as diferenças entre mídias alternativas, mídias independentes e tradicionais; mídia alternativa na ditadura; mídias alternativas e as manifestações de 2013; e a produção local e regional dessas mídias.

São responsáveis pela produção dos podcasts os acadêmicos Denzel Valiente, Emanuely Guterres, Laura Antunes e Lavignea Witt. De acordo com eles, até o momento se desenvolveram muitas pesquisas em artigos e livros sobre os temas, já que, por enquanto, não há outro podcast brasileiro que aborde o assunto.

Eles acreditam que as mídias alternativas e independentes vêm ocupando cada vez mais espaço no jornalismo, inovando na maneira de produzir e divulgar as informações, com um caráter crítico e transformador. Os programas estarão disponíveis nas plataformas SoundClound, Spotify, Anchor e Apple podcast.

Podcats HomerCast

O “HomerCast” é um podcast sobre jornalismo digital. Os assuntos abordados nos programas falam sobre o que é jornalismo digital; a escolha do nome do podcast; veículos que oferecem jornalismo digital; e um pouco sobre o que o consumidor quer deste segmento e as lacunas que ainda precisam ser preenchidas.

Os podcasts são produzidos pelos acadêmicos Bibiana Campos, Elizabeth Lima, Francis Barrozo e Tiago Nunes. Eles são motivados a apresentar o jornalismo digital para um público que não entende muito bem como este funciona, e busca mostrar que o jornalismo vai além de bancadas de telejornais e páginas impressas.

Para eles, os podcasts voltaram a serem consumidos por conta da popularidade dos aplicativos de celular. Eles defendem que não se deve virar as costas para novas ferramentas, pois se usadas de forma correta, são valiosas para os jornalistas e, principalmente, para os veículos – ainda mais em tempos de crise.


Podcast Além da I.A.

O “Além da I. A.” irá abordar assuntos relacionados a Inteligência Artificial de uma maneira descontraída e extrovertida, no formato de um bate papo sobre o assunto. O primeiro podcast publicado trata sobre as Assistentes Virtuais, e o próximo terá como tema, Reconhecimentos e Acessibilidade com I.A..

O grupo responsável pela criação dos podcasts são os acadêmicos Giulimar Machado, Matheus Andrade, Pablo Milani e Wellerson Leal. Eles acreditam na relevância do tema, por estar, segundo eles, cada vez mais presente na vida das pessoas, enquanto indivíduo e sociedade. Os programas estarão disponíveis nas plataformas SoundClound e Spotify.


Podcast Podcommerce

O “Podcommerce” trata sobre o comércio online, que é um assunto que possui 25 anos de existência. A primeira transmissão online foi efetuada em 94, e, só depois da democratização da internet se tornou acessível para todos. A motivação dos acadêmicos para falar sobre o tema é tentar abordar nas redes sociais de uma forma mais sucinta, e sessar as dúvidas a respeito do comércio online, trazendo pessoas que possuem algum tipo de empreendimento na cidade para relatar as suas experiências.

Os alunos responsáveis pelo projeto são Eduardo de Prá, Gabriele Braga,Juliana Brites e Lilian Streb. De acordo com eles, é possível analisar que as redes sociais beneficiaram os pequenos empresários e pessoas desempregadas por proporcionar a não-necessidade de pagar um local físico para disponibilizar os produtos. Os programas estarão disponíveis na plataforma Spotify.



Podcast HypeTch

O “HypeTech” SM é um podcast sobre tecnologia onde os acadêmicos conversam sobre aplicativos desenvolvidos na cidade de Santa Maria. De acordo com os criadores, Allysson Marafiga, André Marques, Milena Dias, Nathália Arantes e Robson Brilhante, a escolha do tema surgiu pelo fato de que muitos aplicativos que hoje são famosos surgiram, ou começaram, na cidade e muitas pessoas não tinham o conhecimento disso.

Os programas estarão disponíveis na plataforma Spotify.




Joga Comigo?

O “Joga Comigo?” surgiu como uma proposta de projeto experimental, organizada pelo acadêmico João Pedro Foletto, do curso de Jornalismo. Ele realizou uma série de 5 podcasts sobre jogos, curiosidades e críticas, que foram disponibilizados na plataforma soundcloud. Com a orientação do professor Maurício Dias, o projeto foi apresentado para a banca avaliadora no final de 2018, e aprovado. Participaram desses programas, alunos dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais, Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

Incentivado pelo professor Iuri Lammel, o acadêmico e criador do podcast decidiu dar continuidade às produções ao longo deste ano. O grupo de apresentadores fixos do podcast são, João Pedro Foletto e Allysson Marafiga, do curso de Jornalismo, e Nicholas Doviggi e Gabriel Felipetto, do curso de Jogos Digitais.

“A gente sempre busca, na hora de abordar um assunto, explicar bem. A gente fala sobre tudo: jogos trip away e jogos indie, criticamos a mecânica, a narrativa dos jogos, a estética dos gráficos. Nosso objetivo é informar e opinar sobre, mostrando os lados positivos e negativos dele. Atualmente a gente já atingiu a marca de 140 reproduções, ainda é pouco, mas estamos crescendo” explica João.


Os podcasts estão disponíveis nas plataformas Spotify, que é paga. Em função disso, os áudios também são disponibilizados no Google Podcast, uma plataforma nova, e gratuita.


Podcast Conceição

Durante o sétimo semestre do curso de Jornalismo, as acadêmicas Caroline Comassetto e Luiza Rorato desenvolveram uma radionovela colaborativa com os alunos do 3° e 5° ano da EMEF. Nossa Senhora da Conceição, localizada no Morro das Antenas, na Vila Caturrita, para a disciplina de Projeto Experimental.

A radionovela “O Tempo Voa” foi criada, produzida e gravada pelos alunos, e com a orientação da professora Rosana Cabral Zucolo, o projeto foi apresentado para a banca avaliadora no final de 2018, e aprovado. A história fala sobre Kethelen, uma menina que cresceu disputando a atenção dos pais com os smartphones.

As acadêmicas foram convidadas pela sua orientadora, Rosana Zucolo, para integrar um projeto de pesquisa que investiga e busca saber como os jovens aprendem com os meios de comunicação e como os professores utilizam e se relacionam com os meios de comunicação.

Para isso, semanalmente as alunas ministram aulas na escola, onde elas ensinaram à turma os conceitos básicos da produção de um podcast, e também definiram quais seriam os temas a serem abordados nas produções. 


Para a primeira experiência, os pequenos foram trazidos até o laboratório de rádio do curso de Jornalismo, onde gravaram um podcast comentando sobre a animação Detona Ralph. Será feita uma série de 10 episódios que estará disponível na plataforma SoundCloud do Projeto Conceição, que já comporta a radionovela.


Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom
Imagens: divulgação / Jornalismo UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação