Acadêmicos da UFN desenvolvem plataforma digital de apoio a pacientes em tratamento de incontinência urinária Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/07/2023

Durante o 1º semestre de 2023, os cursos de Ciência da Computação e Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN) desenvolveram uma plataforma digital de apoio e assistência para pacientes em tratamento de incontinência urinária. O objetivo é auxiliar os profissionais fisioterapeutas no tratamento e acompanhamento de pessoas com diagnóstico prévio.

A parceria entre os dois cursos resultou em dois Trabalhos Finais de Graduação, da acadêmica do 10 º semestre de Fisioterapia, Bethina da Santis da Silva e do acadêmico do 8º semestre de Ciência da Computação, Victor Santos Marques. Além disso, foi desenvolvido um projeto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBIT), pelo estudante Paulo André Machado Maracci, e contou com a participação dos alunos do curso de Ciência da Computação, Maurício Pereira Braga e Emanuel Fagan Bissacotti. O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Eletrônica e Desenvolvimento (LABED) e teve a orientação do professor Alessandro Mainardi de Oliveira.

A acadêmica de Fisioterapia, Bethina Santis da Silva, explica que a ideia do projeto surgiu na Disciplina Eletiva de Telessaúde. “Para mim foi um desafio, pois precisei trabalhar com conceitos das ciências da computação que não conhecia e compreender como poderia aplicar as minhas ideias por meio da plataforma, para auxiliar colegas que trabalham com a fisioterapia pélvica, área com a qual me identifico”, conta a estudante. O sistema desenvolvido será disponibilizado para pacientes em atendimento de saúde da mulher realizados no Laboratório de Ensinos práticos da UFN, consistindo em um aplicativo que auxilia no tratamento de incontinência urinária apresentando um diário miccional online, além de orientações sobre o tratamento.

Para o professor Alessandro Mainardi de Oliveira, o projeto foi fundamental para aproximar os cursos de saúde com os de tecnologia, gerando interação entre eles. “Muitas vezes, as ideias vindas de áreas diferentes foram um desafio para o desenvolvimento do trabalho, porém foi muito gratificante ver os acadêmicos interagindo e, no final, chegarem a um produto que será de apoio para a sociedade”, destaca.

Já para o acadêmico Victor Santos Marques, do curso de Ciências da Computação, participar de forma ativa do projeto foi uma experiência enriquecedora. “Durante o processo, enfrentei alguns desafios, pois tive que explorar conceitos e tecnologias com as quais não estava familiarizado. No entanto, essa jornada me permitiu crescer profissionalmente, ampliar minha visão interdisciplinar e desenvolver soluções inovadoras para uma área da saúde tão importante”, ressalta o estudante.

A professora Morgana Christmann, coordenadora dos Trabalhos Finais de Graduação de Fisioterapia entende o projeto como uma inovação do curso, resultado do investimento da Instituição em qualificação com profissionais. “As possibilidades de aliar áreas do conhecimento são importantes ferramentas tanto para qualificar a formação dos nossos estudantes, se desafiando em conceitos diversos daqueles habituais para a área, quanto para a qualificação e ampliação de estratégias facilitadoras para a atenção a saúde. Precisamos cada vez mais desafiar nossos estudantes para estas possibilidades”, completa.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Curso de Ciência da Computação