Acadêmicos da UFN compartilham Repositório de Práticas Educacionais Digitais às redes de ensino pública e privada local Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/11/2020

Não é de hoje que a valorização do Ensino Público e Privado é considerada uma pauta de relevância nacional, diante da culminância de ações, com vista à efetivação do processo de curricularização da extensão. Ligado à temática, os acadêmicos e docentes dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), realizaram um encontro virtual no dia 5 de novembro, para discutir o tema.

O evento foi promovido pela coordenação do processo de Curricularização da Extensão nas Licenciaturas e pelas coordenações dos referidos cursos de graduação, os quais buscaram compartilhar as práticas educacionais digitais aos integrantes dos sistemas de Ensino Municipal e Estadual.

De acordo com a Coordenadora do processo de Curricularização da Extensão nas Licenciaturas/UFN e docente dos Cursos de Licenciatura Presencial e EAD/UFN, Profa. Ail C. Meireles Ortiz, este evento representou a culminância de ações, com vista à efetivação do processo de curricularização da extensão, desenvolvido nos Cursos de Licenciatura da UFN, ao longo do ano de 2020.

No evento houve a entrega de endereço de canal no youtube do Universidade & Territórios, organizado para compartilhamento das práticas educacionais digitais aos integrantes dos sistemas de ensino municipal e estadual.

"Este repositório de práticas educacionais digitais constitui uma produção dos Cursos de Licenciatura da UFN e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens/UFN, a partir da construção do espaço virtual compartilhado, o qual tem promovido a disponibilização de um ambiente online, de interatividade entre acadêmicos e docentes de Cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana e integrantes dos territórios, foco de intervenção extensionista, coordenado por mim e pelos docentes Juliane Marschall Morgenstern e Marcio Tascheto", explicou Ail C. Meireles Ortiz.

No primeiro semestre de 2020, as ações passaram a ser planejadas de forma a adequar-se ao contexto socioeducacional emergente, em razão de medidas sanitárias, orientadas pela Organização Mundial da Saúde, como proteção ao cenário pandêmico, provocado pela Covid-19.

De acordo com os docentes, o currículo acadêmico já se encontra estruturado para atender a dimensão extensionista universitária, a partir da indicação de disciplinas, que carregam este viés extensionista, de forma articulada às atividades pedagógicas dos Cursos. As disciplinas caracterizadas, como extensionistas são compreendidas, como um processo interdisciplinar educativo, cultural e científico, aproximando, de forma efetiva, educação superior e sociedade.

"As ações empreendidas têm revelado o fortalecimento da compreensão efetiva do sentido extensionista, como fundamental função universitária, bem como têm evidenciado a produtiva intervenção dos estudantes e a receptividade dos recortes sociais, que estão em interação", finalizou Profa. Ail.

Para destacar as diretrizes educacionais locais, a temática deu forma à construção de uma Carta Aberta, ligada ao papel da educação. Esta que por sua vez, adapta-se a novos métodos de trabalho, acarretados pelo período pandêmico. Nela, constam anúncios de um repositório de recursos educacionais online, gerados pelos acadêmicos de todos os cursos de Licenciatura da UFN e utilizados pelas escolas das redes públicas e particulares. De acordo com a organização, esta reconfiguração pedagógica, tende a oportunizar um protagonismo educacional e destacar o compromisso das Licenciaturas Universitárias, para com seus educandos.

Segundo Profa. Ail C. Meireles Ortiz, esta atitude vem configurar de forma concreta o protagonismo estudantil, tendo como meta, evidenciar o compromisso social das Licenciaturas da UFN, em especial, neste tempo de cenário pandêmico.

O documento digital é intitulado: LICENCIATURAS UFN NO TERRITÓRIO EM TEMPO DE CRISE SANITÁRIA: CONTRIBUIÇÕES AOS TERRITÓRIOS (redes de ensino de Santa Maria, RS): compromisso social das Licenciaturas da UFN em tempo de crise sanitária/2020. Confira clicando aqui.

Participaram do evento, representando a Pró-reitoria Acadêmica da UFN, Profa. Janilse Fernandes Nunes, Coordenadora da Curricularização da Extensão/UFN e Diretora de Ensino/UFN; Coordenadores de Cursos de Licenciatura Presencial e EAD/UFN; Coordenadora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens/UFN, Profa. Elsbeth Léia Spode Becker; Coordenadora do processo de Curricularização da Extensão nas Licenciaturas/UFN, Profa. Ail C. Meireles Ortiz; Docentes integrantes do grupo idealizador do espaço Virtual Compartilhado Universidade & Territórios, Prof. Marcio Tascheto e Profa. Juliane Morgenstern; Representantes dos Sistemas de Ensino Municipal e Estadual, Profa. Lucia Madruga (Secretaria de Educação do Município de Santa Maria), Profa. Gisele Bauer e Profa. Cláudia Bassoaldo (SMED); Coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Prof. José Luis Egrees; Docentes e acadêmicos de todos os Cursos de Licenciatura Presencial e EAD da Universidade Franciscana - UFN.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo
Imagem: divulgação / Licenciaturas