Acadêmicos da Saúde promovem ação antitabagismo na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/09/2018

Na última sexta-feira, dia 31 de agosto, os cursos de saúde realizaram uma ação antitabagismo nos Conjuntos da Universidade Franciscana.

Munidos de placas, folhetos, embalagens fictícias de fumo, e cigarros gigantes contendo todos os malefícios que ele provoca na saúde de quem o consome, acadêmicos de Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem da UFN conscientizaram em função do Dia Nacional de Combate ao Fumo, ocorrido em 29 de agosto.

Uma das professoras envolvidas na organização da atividade, Louise Bertoldo, da Fisioterapia, conta que na grade curricular dos cursos é oferecida a cadeira de Ações Extencionistas Integradas em Saúde em Sociedade, onde os alunos são incentivados a pensar em estratégias de conscientização.

Alunos da Residência em Fisioterapia e Infectologia também estavam presentes na ação, promovendo as atividades da equipe multidisciplinar que trabalha no Posto de Saúde José Erasmo Crosseti. Lá são feitos acompanhamentos de pacientes que estão em processo de parar de fumar, e durante o período de um ano, eles recebem auxílio de psicólogos, fisioterapeutas e dentistas.

Divididos em 3 pequenos grupos, os estudantes demonstravam os malefícios do cigarro no pulmão ao longo do tempo e do seu uso constante. Outros distribuíam pirulitos com mensagens alertando sobre os riscos do fumo e, o terceiro grupo usava placas com dizeres como: “no futuro você vai desejar ter parado hoje” e “hoje tu me acendes, amanhã eu te apago”.

A acadêmica do curso de Fisioterapia, Samara Tondo destaca que a ação busca, acima de tudo, conscientizar os usuários sobre as doenças que o consumo contínuo do tabaco pode causar, como câncer de boca e pulmões e até mesmo a lesão da camada celular interna dos vasos.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein