Acadêmicos da Engenharia Biomédica visitam Hospital de Passo Fundo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/11/2018

Acadêmicos do Curso de Engenharia Biomédica da UFN visitaram o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo. A visita foi realizada com o objetivo de avaliar os equipamentos médicos e também a gestão do hospital, e contou com a presença de 16 alunos, e dois professores, o coordenador do curso, Luiz Fernando Rodrigues Junior, e a professora Leyla Kräulich.

As viagens técnicas estão previstas na grade curricular do curso, e acontecem de uma a duas vezes ao ano. A escolha do HSVP foi sugestão do acadêmico Leandro Welter Caetano, que destaca que geralmente as visitas acontecem em grandes centros de referência, como o hospital de Porto Alegre, mas que a escolha do hospital de Passo Fundo surgiu pois fazem parte do grupo de profissionais, graduandos da 2ª geração da Engenharia Biomédica do Brasil, formados na década de 80.

“A Engenharia Biomédica daquele hospital foi fundada em 1991, quando ainda nem se chamava de Engenharia Clínica, como é hoje em dia. Durante a visita nós conhecemos o dia-a-dia do engenheiro e da engenharia clínica e hospitalar, que são distintas, mas que se completam. Também foi possível conhecer os desafios da profissão, a gestão das tecnologias, e como eles fazem a gestão de pessoas e da informação, pois tudo faz parte do currículo do engenheiro biomédico”, relata o acadêmico do 8º semestre.

Para Leandro, uma das melhores partes da visita foi ter sido tratado como um engenheiro pelos engenheiros do hospital. Segundo o acadêmico, durante as aulas os alunos veem muito o dia-a-dia dos professores e colegas, mas possuem pouco contato com os profissionais que pretendem se tornar.

Ele considera as visitas como uma oportunidade de conseguir entender os anseios e as dificuldades da profissão, já que na situação atual, o engenheiro precisa provar o tempo todo o quão importante é a sua atuação.

“Porque a função do engenheiro clinico é deixar tudo em condições para que o profissional da saúde só tenha que se preocupar com a sua especialidade e o paciente, e que tenha a garantia de que quando ele precisar do equipamento, tudo vai estar funcionando”, observa Leandro, que destaca que o grupo não esteve lá para passeio, mas sim para ver os bastidores da área da saúde.

Também participou da visita ao HSVP, a acadêmica Julia Sant’Anna, que destaca a importância dessas visitas, pois elas possibilitam um aprendizado mais interessante, envolvendo teoria e prática.

“O que mais gostei é que a empresa que presta o serviço é terceirizada, e diferente do que tínhamos visto em outros locais, é que eles fazem 95% dos reparos dos equipamentos no próprio hospital, resultando em menos tempo fora, e sem poder ser utilizado”, reitera Julia.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotos: Divulgação / arquivo pessoal