Acadêmicos criam produtos para grupo social composto por mulheres Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/10/2020

Acadêmicos do Curso de Design realizaram um trabalho em disciplina extensionista, a fim de contribuir com o projeto social “Eu, Nós, Elas”. O grupo, formado pelos alunos Ana Beatriz Guimarães, Giovanna Zancanaro e Juliano Gomes, da disciplina de Design Social, desenvolveu um avental/bolsa e a marca para o projeto, que é apoiado pelo Grupo Mulheres do Brasil.

O encontro entre estudantes e grupo social se deu por intermédio da própria UFN, pois o projeto foi aprovado e incubado no Ambiente de Inovação da Universidade Franciscana. Sendo assim, os alunos viram no projeto sua possibilidade de objeto de trabalho, não só para realiza-lo na disciplina extensionista, mas também para apoiar um engajamento social e de relevância diante da sociedade atual.

Para a marca, os acadêmicos criaram elos de ligação entre as palavras, com vasta a representar a união entre as mulheres do grupo. Outra característica, é o girassol que sintetiza que a flor se volta para o sol, a luz, buscando o crescimento. Por último, o trio optou por cores como a púrpura, em relação ao combate à violência da mulher, e o amarelo, que significa alegria, com o intuito de fazer aflorar mais otimismo e empatia, objetivando que as mulheres olhem mais para si.

Sobre o avental, em pesquisas, os estudantes observaram que a maioria dos produtos eram idealizados para o corpo masculino. Com base nisso, nasceu o grande objetivo: criar um produto com a cara e formato feminino. Foi assim, que os alunos desenvolveram um produto que não servisse para auxiliar somente na hora do trabalho, mas também para fazer parte de suas identidades, com a finalidade de aumentar a autoestima das mulheres. Além disso, o produto é multifuncional, pois pode ser transformado de avental em bolsa.

A disciplina de Design Social é ministrada pela Profa. Daniele Dickow Ellwanger, que explica que a atividade teve como intuito desenvolver projetos de produtos físicos e gráficos para determinadas entidades, por meio da elaboração do trabalho teórico da documentação técnica e do material gráfico.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Design UFN